RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

segunda-feira, 22 de abril de 2019

VENHA-VER: DONA ROSA FAZ 106 ANOS.

Uma vida que merece um livro. Mais de um século de história.

Uma senhorinha mais do que centenária.
Rosa Rufino dos Reis, nasceu no dia 22 de abril de 1913, na localidade rural Rufino, que pertencia a cidade de São Miguel, hoje território do município de Venha-Ver, no Oeste potiguar.
Filha de João Rufino Ferreira e Maria Rosa da Conceição. Um dos oito filhos do casal.
Dona Rosa, como é carinhosamente conhecida, foi parteira e costureira. Casou-se com o cearense, Antônio Alves dos Reis, aos 32 anos, 11 meses e 14 dias. O matrimônio ocorreu no dia 06 de abril de 1946, em regime de comunhão parcial de bens, tendo o juiz celebrante, Dr. Francisco Leite de Carvalho, titular da comarca de São Miguel, naqueles idos.
Após tomar Dona Rosa em casamento, o jovem casal, passou-se a senhora a chamar-se Rosa Rufino dos Reis. Saindo do Rufino, a agora senhora Rosa Reis foi morar na comunidade do Formoso dos Robertos, hoje, também, zona rural do município de Venha-Ver. Deste enlace, gerou-se quinze filhos. Todos chegaram a constituir suas famílias, porém somente oito estão em vida.
Hoje, segunda-feira, 22 de abril de 2019, Dona Rosa faz 106 anos. Uma das mulheres mais idosas da região. Com grandes possibilidades de ser a número 1 em longevidade, de toda a tromba do elefante, assim como de municípios vizinhos a Venha-ver e que pertencem aos estados do Ceará e Paraíba.
Tendo ficado viúva, faltando dois dias para completar 86 anos, viu Seu Antônio Rufino, falecer no dia 20 de abril de 1999.
Atualmente reside na cidade de São Miguel, sob os cuidados do filho, Ismar e da nora, Tica.
No mesmo dia em que se comemora o descobrimento do Brasil, é o aniversário de quem descobriu na simplicidade, a melhor forma de viver.
Parabéns, Dona Rosa Rufino dos Reis

2 comentários:

  1. Parabéns ao blog em contar a história de Dona Rosa da vida simples e guerreira 106 anos e muitas histórias pra contar ...
    Parabéns 👏👏🎂🌷😍

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a esta família, em especial a dona Rosa Rufino dos Reis,eu moro em Brasília/DF, e tenho urgulho também porque esta senhora centenária, é avó da minha nora Fernanda Reis Gongora que mora aqui em Brasília. Eu tenho uma Rádio Gospel Line Brasília, vou publicar esta materia também.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.