O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse ontem na abertura da 14ª Marcha dos Prefeitos que vai colocar em votação nos próximos dias a regulamentação da Emenda 29 que amplia os recursos para o Sistema Único de Saúde. “Eu não tenho dúvida alguma da necessidade premente, dos nossos municípios, de qualificar a saúde dos cidadãos, e para isso é necessário haver investimentos e recursos nas mãos dos prefeitos”, ressaltou o deputado. Maia disse ainda que faria uma reunião com líderes partidários e representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para discutir os principais assuntos de interesse dos prefeitos e, se possível, apressar a votação no Congreso Nacional.
Em seu discurso, Marco Maia também prometeu buscar a liberação dos restos a pagar dos orçamentos de 2007 a 2009 para a realização de obras nos municípios, e defendeu novas regras para a partilha dos royalties do petróleo. Para o presidente da Câmara dos Deputados, os municípios têm sido injustiçados e merecem uma divisão mais igualitária da verba.
O presidente reafirmou ainda que aguarda o envio, pelo Executivo, de propostas de reforma tributária que possam acabar com a guerra fiscal entre os estados, desonerar a folha de pagamentos, simplificar impostos e desonerar os setores exportadores, de bens de capital e coureiro-calçadista.
“Hoje mesmo houve o fechamento de uma empresa no Rio Grande do Sul, a Azaléia, com 800 trabalhadores, e um dos motivos é a falta de competitividade do calçado brasileiro, por casa da importação de itens chineses. Mesmo com as medidas de proteção ao calçado brasileiro, os chineses entram no mercado por outros países, burlando regras estabelecidas pelo Brasil”, observou. Ele defendeu que as propostas sejam enviadas ao Congresso o quanto antes, para vigorar em 2012.
Fonte: Edna Simão/Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.