RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 23 de novembro de 2021

REDE 5G DEVE CONECTAR 85% DAS ESCOLAS ATÉ 2028, DIZ MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES

A implantação das redes de telefonia móvel 5G deve conectar 85% das escolas brasileiras até 2028. 

A expectativa é do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que participou nesta terça-feira (23) de uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). No debate, sugerido pelo presidente do colegiado, Dário Berger (MDB-SC), o ministro foi questionado pelos senadores sobre o baixo índice de acesso à internet nas redes públicas de ensino. 

Fábio Faria falou sobre o leilão das faixas 5G, realizado no início de novembro, classificado por ele como “um sucesso absoluto”. Dos R$ 47,2 bilhões que devem ser investidos pelas empresas privadas, R$ 3,1 bilhões — o equivalente a 6,5% — vão para a área de educação. Segundo o ministro, os recursos vão permitir maior conectividade das escolas por meio do 5G standalone, uma tecnologia mais rápida por não depender das atuais redes 4G.

— Teremos 5G funcionando em 85% das escolas. Das 85 mil escolas urbanas, 72 mil receberão 5G standalone. As outras 13 mil terão 5G sem ser standalone ou 4G. Todas as escolas melhorarão muito. Hoje, 7 mil escolas urbanas e em torno de 40 mil rurais não têm internet. Entre as urbanas, a internet é de péssima qualidade. Além de levar para todas as escolas, vamos melhorar muito a conectividade — disse Fábio Faria.

O ministro destacou que 15% das faixas postas à venda não foram arrematadas no leilão. O lote pendente se refere à frequência de 26GHz, voltada para a banda larga fixa. Fábio Faria espera que um novo certame para a negociação dessa faixa seja feito em até um ano. As empresas que arrematarem o lote assumem o compromisso de levar internet de qualidade às escolas de educação básica do país.

Para Dário Berger, a tecnologia 5G será “a nova locomotiva brasileira”. O parlamentar acredita que a rede de banda larga deve induzir o desenvolvimento social e econômico. Ele cobrou, no entanto, mais conectividade nas escolas.

— De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um aumento de 10% nos serviços de banda larga no Brasil estaria associado a um aumento de 3,2% no produto interno bruto. Diante desse cenário, é preciso que o Estado brasileiro tenha convicção de que o investimento na conectividade é essencial para o desenvolvimento do país. Não dá para normalizarmos o fato de que 40% das escolas brasileiras não possuem internet banda larga e cerca de 26% das escolas brasileiras nem sequer têm internet ainda — afirmou.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) também cobrou a conexão de mais escolas. Para ele, o 5G será capaz de atenuar o prejuízo provocado pela pandemia de coronavírus sobre a formação acadêmica dos estudantes em 2020 e 2021.

— Esse é o grande déficit. Se tivermos uma escola de ensino fundamental ou médio sem internet, vamos jogar fora o passado e o futuro. Bota isso no seu radar diário, ministro: “Quantas escolas eu ‘liguei’ hoje?” Porque é o maior déficit que acumulamos nesse período e que pode ser tratado a partir desse leilão exitoso — afirmou.

Matéria na íntegra AQUI

Fonte: Agência Senado

Foto: Geraldo Magela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.