A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou que vai aguardar o posicionamento dos especialistas que fazem parte do comitê científico estadual para tomar um posicionamento sobre a liberação do uso de máscara.
A declaração da gestora vem após relatório publicado pelo Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN (Lais), que recomendou que o Estado desobrigue o uso da proteção em locais abertos quando 80% da população estiver vacinada.
Ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, Fátima Bezerra reconheceu o momento de cautela em relação ao coronavírus, especialmente após o descobrimento da nova variante ‘Ômicron’ no sul da África. “Eu vou aguardar a posição do comitê de especialistas. Respeito profundamente o Lais, que tem dado contribuição importante, inclusive com plataformas. Eu, particularmente, acho que a gente deve ter mais cautela, considerando essa nova cepa. Aqui é a palavra de uma professora, nesse campo quem me dá o tom é a ciência”, pontuou a chefe do Executivo estadual.
No fim de setembro, a governadora chegou a afirmar que o estado poderia desobrigar o uso de máscaras em locais abertos a partir de dezembro. Na época, Fátima Bezerra justificou a possibilidade com os números locais da Covid, já que é observado diminuição das infecções e das internações. “O Rio Grande do Norte caminha para ser um dos primeiros estados a decretar o fim da pandemia, digamos assim. Quanto mais a cobertura vacinal tem avançado, mais a pandemia tem caído. Por isso, lutamos e brigamos tanto por vacina. Recebemos as vacinas do Ministério da Saúde e imediatamente entregamos aos Municípios”.
O uso de máscara em locais abertos e fechados é obrigatório desde maio de 2020, no Rio Grande do Norte, por causa da pandemia. Desde então, a medida está contida em todas os protocolos publicados pelo governo para retomada das atividades sociais e econômicas.
Fonte: Blog da GL
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.