Propaganda sobre nova cédula, que representa 1% da circulação, custou R$ 4,4 milhões a mais que a sobre álcool em gel e máscaras.
Nos dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo Jair Bolsonaro gastou mais com a divulgação da cédula de R$ 200 do que com propagandas sobre a prevenção ao coronavírus.Levantamento feito pelo Globo com base em pagamentos da Secom em 2020 e 2021 mostra que a publicidade da nova nota foi o sexto principal investimento no período, atrás de propagandas de agenda positiva, economia de água, combate ao Aedes aegypti e da própria campanha de vacinação.
O Planalto desembolsou R$ 18,8 milhões com a divulgação na nova cédula de R$ 200. Já os anúncios relativos aos cuidados que deveriam ser tomados durante a pandemia — como uso de álcool em gel e máscaras — custaram R$ 14,4 milhões.
Após um ano e dois meses do lançamento, a cédula representa 1,11% de todas as notas em circulação no país, segundo o Sistema de Administração do Meio Circulante. É menos do que as notas de R$ 1 em circulação — cédula que deixou de ser produzida.
"Um dos fatores que explicam a baixa circulação da nota de R$ 200 é o uso de outras tecnologias. Durante esse período da Covid-19, muitas transações passaram a ser feitas de forma digital, como o Pix", disse o economista Joelson Sampaio, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV).
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Fonte: Agência O Globo/Folha PE
Foto: rafael Ribeiro/BCB
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