RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

SAÚDE DIZ NÃO GARANTIR DOSES PARA ESTADOS QUE "ADOTAREM ESQUEMAS VACINAIS DIFERENTES"

Nota não cita São Paulo, que pretende aplicar doses de reforço nos maiores de 60 anos e não apenas nos maiores de 70

O Ministério da Saúde divulgou nota nesta quarta (1º) em que diz não garantir doses de vacina “para os estados e municípios que adotarem esquemas vacinais diferentes” dos adotados pelo Plano Nacional de Imunização.

O texto não cita o estado de São Paulo. Hoje, em coletiva de imprensa, João Doria apresentou o calendário da dose de reforço para maiores de 60 anos. Marcelo Queiroga, no entanto, por enquanto decidiu aplicar a 3ª dose apenas nos maiores de 70 anos.

Mais do que isso, Doria defende para a 3ª dose também o uso da Coronavac; o Ministério da Saúde não pretende usá-la para esse fim.

“O Ministério da Saúde adverte que não garantirá doses para os estados e municípios que adotarem esquemas vacinais diferentes do que foi definido por representantes da União, estados e municípios no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), como anunciado anteriormente pela pasta”, diz a nota da pasta.

“As alterações nas recomendações do PNO podem influenciar na segurança e eficácia das vacinas na população e podem, ainda, acarretar na falta de doses do Plano Nacional de Vacinação para completar o esquema vacinal na população brasileira”, acrescentou a pasta.

No Chile, maiores de 55 anos que receberam Coronavac estão recebendo uma dose de AstraZeneca ou Pfizer como dose de reforço.

Fonte: O Antagonista

Foto: Walterson Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.