O deputado estadual Dr. Bernardo, fez um pronunciamento na última quinta-feira (23), em sessão ordinária da assembleia legislativa, onde frisou e criticou veementemente, pedindo solução emergencial, para os problemas na saúde do estado.
O parlamentar, que é uma as grandes referências na área no legislativo estadual e como médico, tem por quase 30 anos trabalhando na maioria das cidades potiguares, afirmou que providências devem ser tomadas imediatamente, para minimizar os sofrimentos da população do Rio Grande do Norte e preocupado os agentes públicos que têm verdadeiramente o zelo pelo povo do RN.
Dr. Bernardo afirmou que em alguma área da saúde, os serviços não conseguem evoluir. O deputado chamou à atenção da bancada federal, para que procurem auxiliar o povo potiguar, na busca por melhor atendimento em muitos segmentos da saúde estadual.
"O Hospital Universitário Onofre Lopes, não tem tido ofertado a resposta necessária ao que se necessita. e é emergencial a intervenção destes políticos que estão em Brasília, já que a entidade é federal, para que possamos sanar os problemas de alta complexidade que acaba ficando represada e o estado também não consegue solucionar estas demandas, findando aqueles que precisam, judicializando a questão para ter seu direito atendido. Para se ter uma ideia, existem pacientes com 04 ou 05 anos com colostomia. O que é algo inadmissível. Se o Onofre Lopes não resolve, o estado precisa ter um setor destinado a este tipo de demanda e outras tantas, para que o nosso povo não seja penalizado, como está sendo em muitos casos, hoje", afirmou o deputado Dr. Bernardo.
O parlamentar ainda deu outros exemplos, da falta de atenção para com os potiguares que precisam de atendimento mais especializado:
"Pacientes de próstata, que estão sempre precisando. Quando é caso de câncer, o Sistema Único de Saúde tem o amparo, mas quando trata-se de um caso de uma lesão benigna, uma hiperplasia benigna de próstata, o paciente passa 03 ou 04 anos dependendo o socorro que não vem.
Esta semana, encontrei um cidadão na cidade de Umarizal, que faz 04 anos está com uma sonda uretral, sem conseguir realizar a cirurgia. E isso não pode, sob nenhuma forma, ocorrer.
Outro caso grave e que se faz emergencial, é os casos de retina. Outro grande gargalo da nossa saúde, que deve o estado atender, já que em âmbito federal, não se tem no nosso estado. Precisamos unir os deputados estaduais e federais, assim como os senadores, para que possamos equacionar esta problemática, que, repito, é inaceitável.
Existem outros casos, como por exemplo um simples cálculo renal ou infecção urinária, evoluir para algo de maior gravidade, resultando na morte no paciente, é uma situação que não deve ser tolerada. Eu mesmo conheço caso do gênero, que, como médico muito me entristece e como legítimo representante do povo, não tem como calar-se e fazer de conta que não ocorrem.
O deputado Dr. Bernardo adiantou que é fundamental que as cirurgias eletivas tenham início no rio Grande do Norte, como forma de diminuir o sofrimento dos potiguares:
"O atraso nos procedimentos eletivos em diversas especialidades é o maior problema na saúde do nosso estado, atualmente. Convoco a classe política, parlamentares estaduais, federais e o governo do estado - para agirmos diante desta demanda que aflige milhares de potiguares que estão sofrendo em suas casas", afirmou o parlamentar que verdadeiramente está sempre presente, junto as demandas do povo do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.