A expectativa é que 100 idosos recebam o imunizante ainda nesta quarta-feira (27)
Começou na manhã desta quarta-feira (27) o cronograma oficial de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 75 anos, em Fortaleza. A primeira dose do imunizante AstraZeneca/Oxford está sendo aplicada em domicílio por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em bairros com maior incidência da doença pandêmica. Pelo menos 100 idosos devem receber a vacina ao longo deste primeiro dia, segundo expectativa da Pasta.
O casal Miguel Raimundo de Oliveira, 89, e Joana Bezerra de Oliveira, 85, recebeu a vacina juntos. Para Joana, primeira vacinada da Capital, a espera pela dose foi cercada de orações. "Eu estava pedindo a Deus que viesse a vacina para nós", destacou.
Miguel conta que cumpriu o isolamento social e os protocolos de higiene para evitar o contágio pelo novo coronavírus. "Eu sempre faço isso para me ajudar e ajudar quem me cuida", diz, acreditando no efeito potencial do imunibiológico. "Estou na esperança que isto aconteça, primeiramente em Deus e quem me acompanha"
Na lista de idosos incluídos na rota domiciliar, estão aqueles entre os 863 que acabaram sendo direcionados para o Centro de Eventos do Ceará por uma falha técnica no sistema de agendamento, mas não compareceram após o alerta da SMS.
Porém, mesmo com o pedido da Pasta para que os idosos não fossem buscar o imunobiológico, houve quem esteve no equipamento e conseguiu a dose. A Secretaria precisou montar um sistema de drive-thru para que o público acima de 75 anos não se misturasse junto aos profissionais de saúde.
Dos 863 que tiveram a marcação direcionada para o Centro de Eventos, a SMS informou ao Diário do Nordeste que 659 foram vacinados, sendo 273 na segunda-feira (25) e outros 386 nessa terça-feira (26). O erro no sistema agendou os idosos apenas para esses dois dias.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: Felipe Mesquita-Darley Melo/Diário do Nordeste
Foto: Isanelle Nascimento


Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.