A União Europeia é o bloco comercial mais importante para as exportações do RN. É o que mostra o levantamento “Destinos das Exportações e Origem das Importações do RN”, realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (CIN/FIERN). Com a saída do Reino Unido, a Espanha ocupa agora o segundo lugar como destino na UE, depois da Holanda, com predominância das frutas, principalmente os melões, como produtos mais exportados para os dois países.
Considerando países isoladamente, os Estados Unidos se mantém como principal destino das nossas exportações, apesar da grande queda de 44,9% em relação a 2019. Destino de uma maior diversidade de produtos da nossa pauta, com destaques para o sal, produtos animais impróprios para alimentação humana, peixes, lagostas, castanhas de caju, entre outros, alguns desses produtos foram particularmente impactados pelos efeitos da pandemia nesse mercado.
Singapura, único destino das exportações de fuel oil, um produto de pouca regularidade e cujo valor embarcado em dezembro superou o de melões, foi o segundo destino das exportações do RN, seguido do Reino Unido, mercado tradicional das nossas frutas.
Origens das Importações
A Argentina de mantem como principal fornecedor do principal item tradicionalmente importado pelo RN, o trigo. Estados Unidos e China ocupam a segunda e terceira posições respectivamente, assim como em 2019, como origem das nossas importações, ambos fornecendo uma variada gama de insumos industriais, máquinas e equipamentos.
Fonte: GRANDE PONTO/Blog do BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.