A exposição fotográfica de Jéssica Bitencourt, aberta à visitação pública no Sesc Cidade Alta, período 13/3 a 08/5, foca nas condições de vida dos moradores dos pilares da Ponte Newton Navarro - Natal.
Surpreende-se quem espera encontrar - pelo tema - uma fotografia hiperrealista, e termina por se deparar com um trabalho nas franjas do abstrato, sem entretanto apartar-se da contundência intrínseca ao universo exposto.
À fotografia-denúncia, com ares de fotojornalismo, a autora opta por uma abordagem artística, através de um olhar crítico e sensível, onde a criatividade é exercitada sem obstáculo.
Arquiteta de formação, com interesse e estudos na área de habitação de interesse social, o que sobressai na mostra é a artista que fotografa como quem pinta, como se fora uma artista plástica, com aguçada observância estética, e compreensão do abandono a que milhares estão relegados historicamente, tudo sob uma ampla e sutil visão humanista.
Preserva os moradores de possível exposição danosa, sem jamais mostrá-los frontalmente, mas, curiosamente, retrata o seu habitat como uma forma de revelá-los, como se ao invés do pássaro decidisse mostrar apenas o seu ninho, suas penas, de ferro e concreto, sem circulação de ar, sem janelas, no oco suado do pilar da ponte, insalubre, sem vizinhos, estágio-pré-vida em sociedade, esquisito e inóspito lugar.
Decifrar a vida e seus dramas, desvendar os habitats aviltantes em que muitos têm de se esconder para seguir vivendo.
A exposição converte-se numa experiência emocional, sensorial e estética.
Recursos multimídias plantam no ambiente refrigerado da amostra os sons, falas e barulhos gerados pelo vai e vem da ponte e de seus ocupantes invisíveis.
A fotografia como expressão documental e artística, a um só tempo.
Recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.