De camarote, a oposição assiste o aparente desmanche da aliança antes indissolúvel.
No dia de ontem, nas primeiras horas, encontrei-me com o ex-prefeito de Rafael Godeiro e Almino Afonso, Abel Belarmino, numa panificadora da cidade de Janduís.
No dia de ontem, nas primeiras horas, encontrei-me com o ex-prefeito de Rafael Godeiro e Almino Afonso, Abel Belarmino, numa panificadora da cidade de Janduís.
Por meio dele, recebi a notícia da candidatura por uma cadeira da assembleia legislativa, do seu irmão e também ex-prefeito de Rafael Godeiro, Bernardo Amorim.
Na verdade, não foi surpresa. Todos os caminhos levavam a "declaração de completa ruptura" entre os irmãos.
Em matérias anteriores veiculadas neste blogs, deixamos explícito que o principal motivo de qualquer ruptura que por ventura acontecesse, seria a postura da primeira-dama do município e cunhada de Bernardo, Maninha Leite, que declarou-se de forma muito breve, que caminharia com os próprios pés, politicamente falando, ao expor que apoiaria Laura Helena para estadual.
Com todos sabem, os abéis como um todo, tinham o propósito de apoiar Carlos Augusto Maia, novamente. Já no início da gestão atual, viu-se que o clima não seria o mesmo, em termos administrativos, naquele município.
Com a retirada do título de eleitor de Bernardo Amorim, transferindo-o para Mossoró, observou-se que mais cedo do que imaginava-se, o caldo entornaria. E entornou...
O pequeno números de votantes alminofonsenses terão um leque de opções no pelito de outubro próximo. Conta-se hoje no mínimo 5 pré-candidaturas ao parlamento estadual, que terão apoio de lideranças de peso na cidade: Bernardo Amorim, Getúlio Rego, Kepls Lima, Laura Helena e Sousa.
Entretanto, uma dúvida, com três vertentes, surgiu, ao analisar o cenário político de Almino Afonso, hoje, 26 de janeiro de 2018:
1ª) Seria a candidatura de Bernardo, uma verdadeira demonstração de repúdio ao nome que a primeira-dama e provavelmente o prefeito Waldênio Amorim (irmão de Bernardo) haverá de apoiar na deputado estadual?
2ª) Seria uma forma de tentar mostrar que longe ou perto, quem é majoritário em Almino Afonso, é o candidato escolhido pelo médico e ex-prefeito Bernardo? No caso, este ano, ele mesmo?
3ª) Ou uma espécie de voltar atrás, quando da sua atitude de mudar o domicílio e eleitoral e ter visto numa autoafirmação, o modo de retornar a ser a figura central da política da terra do famoso abolicionista Almino Afonso?
De certo, não se pode negar, que tendo ou não a intenção de desagregar o clã liderado politicamente por Bernardo César Carlos Belarmino do Amorim, a primeira-dama, Maninha Leite, conseguiu.
Agora é juntar os cacos e reconstruir, se não quiser ver a oposição tomar conta do poder político alminoafonsense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.