RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

JORNALISTAS ENFRENTAM SITUAÇÕES DE RISCO EM TRÊS CIDADES DO INTERIOR DE SP, DIZ SINDICATO.

Nas cidades São José do Rio Preto, Catanduva e Araraquara, todas no interior de São Paulo, jornalistas foram ameaçados ou impedidos de exercer a profissão neste início do ano, informou o portal do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (13/2).

Catanduva
A jornalista Elaine Trevisan e seu colega repórter cinematográfico, Augusto Pires, foram agredidos verbalmente por membros da atual administração municipal e pelo ex-prefeito da cidade.

Araraquara
O fotojornalista Raphael Cruz Pena foi impedido pelo presidente da Câmara Municipal de exercer livremente sua função no local sob o argumento de que só podem acessar o plenário os jornalistas da “mídia oficial”, proibindo a entrada de repórteres dos movimentos sindical e social.

São José do Rio Preto
O jornalista Rodrigo Lima, do Diário Regional, foi ameaçado de morte pelo vereador do PSDB, Cesar Gelsi. O jornalista publicou matérias que denunciaram que o também médico Gelsi não paga o imposto ISS à prefeitura.

Posicionamento do SJSP
O Sindicato questionou e reprovou as atitudes, as quais considerou cerceamento do trabalho do profissional de imprensa. Foram feitas cartas públicas denunciando a arbitrariedade do Presidente da Câmara, e outras medidas serão tomadas em breve, segundo o portal.
Nos casos de Rio Preto e Catanduva foram feitos boletim de ocorrência e o Departamento Jurídico do Sindicato já está encaminhando as providências cabíveis.
“Esses que perseguem e ameaçam jornalistas no exercício da profissão, muitas vezes levantam suas vozes pela liberdade de expressão. Mas quando se sentem prejudicados, atacam de forma covarde com ameaças e ou proibição do exercício da profissão. Nós vamos combater essas arbitrariedades e exigir retratação”, destacou José Eduardo, secretário adjunto do interior.

Fonte: Portal da Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.