No dia de ontem, o blog esteve reunido com o ex-prefeito Luizão; o candidato do bloco de oposição em 2008 Ledimar e do vereador mais votado das eleições de 2008,com 482 votos, Gilcilene. Em um diálogo tríplice e direto, eis o teor.
O QUE REALMENTE FICOU DECIDIDO NA REUNIÃO DO DIA 26 DE DEZEMBRO, NO HOTEL CHALÉ DOS INGÁS?
LEDIMAR: Que o candidato sairá do consenso de todos. Sem que haja imposição de quem quer que seja. Estamos mais que nunca, unidos e com o pensamento voltado em vencer as eleições de 07 de outubro próximo, trazendo novamente a oportunidade de desenvolvimento e de um trabalho voltado para todos. Como deve ser um governo eleito por este povo.
Nesta reunião, onde foi reafirmado apoio ao deputado estadual Getúlio Rego, nós sentimos que o momento não é de anunciar a chapa que concorrerá ao executivo serrinhense. E sim, de concretizar a união entre todos. Algo que é primordial em um bloco e que não se ver na situação. A certeza que estamos no caminho certo e de concordância. Temos que ter um tempo para preparar nosso eleitorado, para que haja um maior índice de aceitabilidade por parte deste, já que hoje temos três correntes fortes, unidas.
Um fato que nos chamou a atenção e em muito nos animou, foi um telefonema do deputado Getúlio, que é líder do governo na assembleia legislativa, para a governadora Rosalba Ciarlini, onde a governadora afirmou que haveremos de ter o apoio incondicional do executivo estadual, visando as eleições que se aproximam.
Em síntese, não há candidato oficial, ainda. Este anúncio só será feito nos próximos meses. Essa foi só a 1ª reunião de outras que haverão.
TENDO SIDO PREFEITO DE SERRINHA DOS PINTOS, COMO VOCÊ VER A POSSIBILIDADE DE FICAR DE FORA DE UMA CHAPA MAJORITÁRIA?
LUIZÃO: Não é demérito nenhum. Temos nomes de grande influência política no nosso grupo e eu só sou mais um destes. Independente de quem seja o candidato, temos a certeza de que a aceitação será de todos, ao anunciarmos a chapa. Estou no páreo, mas acatado qualquer posição que o bloco tomar. Em nenhum momento fiz comentários a nenhum veículo de comunicação, à cerca de está desapontado com relação ao nome que venha a ser oficializado futuramente. Não há insatisfação alguma. Somos um grupo e assim temos o dever de aceitar as decisões que são e serão tomadas por todos. O nome de Gilcilene ou de Ledimar, são nomes que merecem nosso respeito. Assim como de diversos correligionários que fazem parte deste grande grupo. E lhe digo que em breve teremos surpresas pertinentes a vinda de outras lideranças para a ala a qual pertencemos. É uma questão de tempo. Nosso grupo, fatalmente será o "grande grupo".
Uma coisa é certa: minha filha, Luana é pré-candidata a uma cadeira do legislativo. Eu sou um membros da oposição e assim permanecerei.
COMO LEGISLADOR, QUAL A SUA VISÃO NO TOCANTE A ATUAL LEGISLATURA SERRINHENSE?
GILCILENE:Trabalhamos em torno do bem estar da população. Independe de quem seja o autor de um projeto, votamos com a consciência, sem deixar siglas partidárias influenciem em nossas decisões. Apenas a bancada da oposição, não aprova projetos que venham a não beneficiar nosso município. Como por exemplo, uma emenda que modificava o edital do concurso, diminuindo o número de reservas para SG (serviços gerais). Hoje, temos mais de 30 funcionários contratados nesta função. Por que não criar cargos neste concurso, ao invés de diminuir o número de reservas? É bom salientar, que não há no edital vagas para SG, e sim vagas para o cadastro de reservas. Não podemos aceitar manobras deste tipo.
NA ELEIÇÃO PASSADA, VOCÊ ENFRENTOU UM CANDIDATO QUE ESTAVA DISPUTANDO UMA REELEIÇÃO. NAQUELE MOMENTO VOCÊ PERDEU O PLEITO POR 241 VOTOS. ESTE ANO, CASO O CANDIDATO SEJA VOCÊ, SE SENTE MAIS MOTIVADO, COM MELHORES CHANCES DE VENCER, JÁ QUE NÃO É UM CANDIDATO QUE IRÁ PARA REELEIÇÃO?
LEDIMARIndependente de qualquer coisa, sempre tive motivação para vencer. Em 2008 esta motivação era clara. Tivemos 1.503 votos. Caso tivéssemos conseguido 130 votos da situação, teríamos ganho a eleição. Transferir votos não é nada fácil. Disputamos um pleito com um candidato que tinha, como tem, o poder na mão. Mesmo assim, ele não conseguiu uma vitória convincente. Senão vejamos: votarão 3.424 eleitores. Nossa fatia neste montante foi de 1.503. Houveram 159 votos brancos e nulos. Votos de insatisfação. Hoje, estes 159 votantes dificilmente votam no atual prefeito ou no seu candidato.
Estamos em busca destes eleitores, que é exatamente o número que nos fez falta em 2008. Temos os dois vereadores mais votados na eleição passada (Gilcilene e Nilzinha), que só eles tiveram 882 votos. Isso corresponde a quase um quarto dos votos de Serrinha dos Pintos. Além de contarmos hoje com o vereador Vanzinho e o ex-vice-prefeito, Nego. Isso faz a diferença, evidentemente. Vamos para a luta.
É PÚBLICO E NOTÓRIO QUE CHIQUINHO FOI INDICAÇÃO SUA. O MESMO É SOBRINHO DA SUA ESPOSA. COMO VOCÊ SE SENTE, HOJE E COMO VOCÊ O VER?
LUIZÃO:Infelizmente não posso fugir desta irresponsabilidade, que foi ter o iniciado na vida pública. Diria que foi uma das coisas que mais me arrependo. Sinto-me traído. Não há outro termo que eu possa utilizar que não seja este. Mas não sou só eu que temos este sentimento. O próximo Ledimar aqui presente também foi vítima de traição por parte do prefeito do município. Gilcilene também amarga mais uma traição. Como podemos nutrir algum sentimento benéfico com esse rapaz?
Muitas vezes fico á pensar como pude confiar tanto em alguém, politicamente falando, como confiei e fui nitidamente passado para trás. Não foi esse ensinamento que ele teve. Mas as pessoas mudam, o tempo muda. As situações políticas também mudam. Vamos para a frente. Outubro vem aí. Creio firmemente que o tempo de atraso de Serrinha dos Pintos está perto de acabar.
DIANTE DO QUE LUIZÃO ACABOU DE DIZER, QUE VOCÊ TAMBÉM FOI VÍTIMA DE TRAIÇÃO POR PARTE DO PREFEITO ATUAL, PERGUNTO:
QUAL A MAIOR MÁGOA POLITICA SUA COM RELAÇÃO A CHIQUINHO?
GILCILENE:Se eu for enumerar, levaremos muito tempo. Quando fui presidente da câmara de vereadores, o prefeito exigiu que eu cedesse quatro cargos do legislativo para nomes indicados por ele. O tesoureiro; o contador; o assessor jurídico e a recepcionista. Aceite e honrou o compromisso. Em contra- partida, ele teria o compromisso de contratar pessoas ligadas a mim, para exercer alguns cargos na esfera executiva. Em nenhum instante Chiquinho honrou o que havia se comprometido. E, ao invés de indicar estas pessoas, demitiu quem tinha cargo na prefeitura e era ligado a minha pessoa. Alegou na época nepotismo, contudo, deixou funcionários contratados parentes de outros vereadores. Em uma nítida e transparente demonstração de afronta a mim. Fui ao MP e fiz uma consulta ao promotor, Dr. Domingos e o mesmo me disse que não havia nenhum impedimento legal em o prefeito manter funcionários ligados a mim na prefeitura. O atual prefeito tem mania de impor condições. Não aceito imposição. Sou um vereador independente. A prova cabal disso, é o exemplo claro foi o número de votos que dei as deputadas Sandra e Larissa Rosado. Sandra obteve 567 votos e Larissa 458 sufrágios. Isso tem nome: é reconhecimento ao trabalho desenvolvido por mim junto a população. A representatividade do nosso mandato é evidente e trabalho para que esse desempenho cresça a cada dia. A distância do prefeito em muito me ajudou. A resposta veio nas urnas.
EXISTE A POLÊMICA SOBRE UM SUPOSTO TELEFONEMA SEU À PRÉ-CANDIDATA GOVERNISTA, PARA UM ENCONTRO. AFINAL, HOUVE ESTE TELEFONEMA SEU PARA ROSÂNIA TEIXEIRA?
LEDIMAR:A única qualificação que tenho para esta "polêmica", é indignação. Nunca fiz nenhuma ligação para membros da situação, convidando para encontro. Desafio e já deixo a permissão para que seja quebrado sigilo telefônico o que quer que seja, para que seja comprovado este telefonema. Rosânia é minha vizinha. Pessoa de bom caráter, trabalhadora, mas não tenho nenhuma vínculo com a mesma. Nos respeitamos muito, mas telefonema nunca houve. O que ocorreu, que antes não entendi como necessário citar nomes, foi uma proposta vinda por meio de dois advogados primos meus, Drs. Gilmar e Osmar Fernandes, em nome do ex-prefeito de Martins, Haroldo Teixeira, que é primo da pré-candidata Rosânia, propondo-me uma aproximação com a situação de Serrinha dos Pintos. O que não aceitei e nem ao menos deixei esperanças disso.
COMO EX-GESTOR, QUAL A SUA VISÃO NO GOVERNO MUNICIPAL ATUAL?
LUIZÃO:Não existe nenhum adjetivo maior que ruim? Assim é que vejo a administração do prefeito Chiquinho. Qual o modelo de saúde que temos? Esta saúde que aí está, está na UTI. Raramente se ver médicos dando plantões na cidade. A ambulância que deixei para atender as necessidades do hospital. As dificuldades do povo em ser ouvida pelo seu gestor são grandes. Andam muito e o município que espere ele ter tempo para governá-lo. Ruim. O município está sucateado. Não há uma só ação que sirva de modelo.
AS ELEIÇÕES VINDOURAS PROMETE RENOVAÇÃO NA CÂMARA?
GILCILENE:Não tenho nenhuma dúvida. Temos bons nomes que disputarão diretamente com os atuais vereadores. São nomes que trazem a jovialidade, unida a experiência de outros. Creio numa renovação de 4 à 5 vereadores em 2012. Esta na hora de pararmos com a negociata de secretarias por cargos na legislatura municipal. O povo merece mais respeito. E a resposta deste povo, que tanto sofre nos dias atuais, será nas urnas.
UMA PERGUNTA AO TRIO?
EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE, MESMO QUE REMOTA DE REAPROXIMAÇÃO COM O PREFEITO CHIQUINHO, JÁ QUE TODOS OS TRÊS FORAM ALIADOS DO MESMO, UM DIA?
LEDIMAR:Seria a última coisa que eu faria na vida. Aliás, nem a última. Não há nenhum clima para novamente comungar com Chiquinho, politicamente.
LUIZÃO:Irei calar-me, para ser educado. Não me alio com quem traiu quem mais lhe ajudou.
GILCILENE:Sou independente e zelo pelos votos que me são confiados. Isso é um dos entraves que impossibilitam qualquer aproximação. Existem outros tantos que é melhor a o silêncio como resposta. Sentar com Chiquinho para tratar alianças, jamais.
Foto: Martins em Pauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.