RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CONGRESSISTAS DRIBLAM A FALTA DE TEMPO PARA GARANTIR VISIBILIDADE NO TWITTER.

Maioria dos líderes admite auxílio de assessores na hora de postar informações; oposicionistas somam mais seguidores no microblog.

Em busca de um palanque virtual, dez dos doze líderes dos maiores partidos da base e da oposição no Brasil mantêm ativos perfis no Twitter. Nele, os políticos precisam resumir uma mensagem em 140 caracteres. A restrição nas palavras destoa dos usuais discursos longos dos políticos. Mas o desafio não para por aí. Os parlamentares também precisam driblar a falta de tempo para a interatividade com os eleitores.
Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do partido no Senado e Mário Couto (PSDB-PA), líder da minoria na mesma Casa, são os únicos que não possuem perfis no Twitter. No entanto, todos os outros que possuem conta, maior parte alega falta de tempo para mais interação.
A oposição no Congresso soma mais seguidores: cerca de 100 mil, contra 35 mil da base. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) lidera o ranking de seguidores com 39.970. Senador pelo DEM-GO, Demóstenes Torres ocupa a vice-liderança com 28.320; seguido de ACM Neto (DEM-BA), com 27.960. Deputado federal pelo PT-SP, Cândido Vaccarezza possui 10.400 seguidores.
Já o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tem 9.730, enquanto o líder de Governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), tem 6.240. Líder do bloco de apoio ao governo e do PT, o senador Humberto Costa (PE) tem 5.900 seguidores contra 2.450 do tucano Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), líder da minoria na Câmara dos Deputados.
Os menos seguidos no Twitter são o líder do PT na Câmara Federal, Jilmar Tatto (PT-SP), com 2.100, e o deputado federal pelo PSDB-PE Bruno Araújo (PSDB-PE), com 1.350.
Praticamente todos os líderes analisados admitem auxílio de assessores na hora de postar informações. Exceção é o senador Álvaro Dias (@alvarodias_), líder do PSDB. Ele não permite que nenhum assessor tenha acesso à sua conta no Twitter e, mesmo cuidando do mecanismo sozinho, é um dos mais ativos na rede de microblog. Dias já postou mais de 59.300 comentários no Twitter, desde 13 de setembro de 2009.
“As redes sociais são a forma mais rápida e eficiente de prestar contas à população. São também meio eficaz de receber cobranças e sugestões para o trabalho parlamentar”, avalia o tucano.
Segundo Dias, depois de pronunciamentos em plenário ou questionamento em comissão, aumenta bastante o número de mensagens nas redes.

Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.