Outra ex-primeira-dama é cotada como candidata. A mulher do ex-governador do Amapá Waldez Góes, Marília Góes, que chegou a ser presa por fraude em setembro de 2010, pode ser o nome do PDT na disputa em Macapá. Na cidade, o PSB deve apresentar a deputada estadual Cristina Almeida e o PT ainda define se apresentará a deputada federal Dalva Figueiredo, que ficou em quarto lugar na corrida municipal em 2008.
Filha do ex-deputado federal Francisco Garcia, a deputada federal Rebeca Garcia pode ser lançada pelo PP em Manaus, no Amazonas. Em Boa Vista, Roraima, a ex-mulher do senador Romero Jucá, a deputada federal Tereza Surita (PMDB), também demonstra interesse em se candidatar. Na cidade, a ex-deputada federal Maria Helena Veronese poderá ser candidata pelo PSB e o PP pode lançar a vice-prefeita Suely Campos.
Do Congresso às capitais.
Além de Luiza Erundina e Manuela D’Ávila, outras deputadas federais podem deixar Brasília para concorrer em 2012. O PCdoB lançou a pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal na capital baiana. Em Fortaleza, a deputada federal Gorete Pereira (PR) tem chances de ser lançada. Em Rio Branco, o PCdoB ensaia apresentar o nome da deputada federal Perpétua Almeida para a prefeitura e o PSC pode lançar a deputada federal Antônia Lúcia. A deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB) é pré-candidata em Maceió e pode disputar o cargo com a ex-secretária do Trabalho de Alagoas Nadja Baía (PPS).
Três senadoras têm chances de disputar o comando de capitais. Em Salvador, o PSB aponta o nome da senadora Lidice da Mata. Em Manaus, duas mulheres têm nomes ventilados para concorrer à prefeitura, ambas do PCdoB: a senadora Vanessa Grazziotin e a vereadora Lúcia Antony. Em Boa Vista, Roraima, o PT ainda tenta convencer a senadora Ângela Portela a se candidatar, mas ela tem dito que não abre mão de seu mandato de oito anos.
Duas ex-senadoras também tentam vaga como candidatas. A ex-senadora Fátima Cleide é cotada pelo PT para disputar a Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia. Outro nome cotado pelo partido na cidade é o da deputada estadual e presidenta regional da sigla, Epifânia Barbosa. Tanto Fátima como Epifânia terão o apoio do atual prefeito, Roberto Sobrinho, do PT. Em Cuiabá, Mato Grosso, a ex-senadora Serys Slhessarenko pode ser lançada pelo PT, que chegou a recomendar sua desfiliação. Na cidade, o PCdoB pode lançar à prefeitura ou à vice a ex-candidata a deputada federal Ana Flávia.
Referências nos Estados.
Deputadas estaduais podem virar candidatas no Rio e em Belo Horizonte. Na capital fluminense, o PV pode lançar a deputada estadual Aspásia Camargo. Na capital mineira, o PPS pode apresentar a candidatura da deputada estadual Luzia Ferreira.
Em São Luís, o PPS pode lançar candidatura própria com a deputada estadual Eliziane Gama. Em Aracaju, o PCdoB, partido do prefeito Edvaldo Nogueira, cogita o nome da secretária de Governo Tânia Soares. Já o PT avalia lançar a deputada estadual Ana Lúcia Vieira. Na capital cearense, parte do diretório do PSB apoia a candidatura da deputada estadual Eliane Novais. Em Belém, o PTB pode lançar a presidenta da companhia de trânsito de Belém e da Guarda Municipal, Elen Margareth. Em Goiânia, o PCB deve lançar o nome de Marta Jane, candidata ao governo de Goiás em 2010.
Veja as mulheres que podem ser candidatas na capital do seu Estado:
Rio Branco, AC: Perpétua Almeida (PCdoB) e Antônia Lúcia (PSC)
Maceió, AL: Nadja Baía (PPS), Lourdinha Lyra (PSD) e Rosinha de Adefal (PTdoB)
Macapá, AP: Dalva Figueiredo (PT), Cristina Almeida (PSB) e Marília Góes (PDT)
Manaus, AM: Vanessa Grazziotin (PCdoB), Lúcia Antony (PCdoB) e Rebeca Garcia (PP)
Salvador, BA: Lidice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB)
Fortaleza, CE: Eliane Novais (PSB) e Gorete Pereira (PR)
Vitória, ES: Iriny Lopes (PT)
Goiânia, GO: Marta Jane (PCB)
São Luis, MA: Eliziane Gama (PPS)
Cuiabá, MT: Serys Slhessarenko (PT), Ana Flávia (PCdoB)
Campo Grande, MS: não há mulheres na disputa até o momento
Belo Horizonte, MG: Luzia Ferreira (PPS)
Belém, PA: Elen Margareth (PTB)
João Pessoa, PB: não há mulheres na disputa até o momento
Curitiba, PR: não há mulheres na disputa até o momento
Recife, PE: não há mulheres na disputa até o momento
Teresina, PI: Lilia Martins (PSB), Lourdinha Lyra (PSD) e Rejane Dias (PT)
Rio de Janeiro, RJ: Andréa Gouvêa (PSDB), Aspásia Camargo (PV) e Clarissa Garotinho (PR)
Natal, RN: Wilma de Faria (PSB), Micarla de Souza (PV) e Gesane Marinho (PSD)
Porto Alegre, RS: Maria do Rosário (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB)
Porto Velho, RO: Epifânia Barbosa (PT) e Fatima Cleide (PT)
Boa Vista, RR: Ângela Portela (PT), Maria Helena Veronese (PSB), Tereza Surita (PMDB) e Suely Campos (PP)
Florianópolis, SC: Ângela Albino (PCdoB) e Ângela Amim (PP)
São Paulo, SP: Soninha Francine (PPS) e Luiza Erundina (PSB)
Aracajú, SE: Tânia Soares (PCdoB) e Ana Lúcia Vieira (PT)
Palmas, TO: Edna Agnolin (PDT), Dulce Miranda (PMDB), Nilmar Ruiz (PR) e Luana Ribeiro (PR)
Fonte: Último Segundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.