RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 5 de julho de 2011

PAULINHO FREIRE ASSUME A PREFEITURA PELA 2ª VEZ.

O vice-prefeito de Natal, Paulinho Freire (PP), assume o comando do Executivo da capital pela segunda vez face afastamento da prefeita Micarla de Sousa (PV), que se ausenta do cargo para cuidar da saúde. Ela deixa a administração municipal pelos próximos 15 dias para se submeter a uma revisão da cirurgia cardíaca realizada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, em janeiro deste ano. Micarla de Sousa embarcou ainda ontem para a capital paulista onde deverá passar os próximos dez dias. Não se sabe se, ao final do período previsto para as revisões da cirurgia, ela retornará a Natal, permanecerá em São Paulo ou fará outra viagem, uma vez que disporá ainda de cinco dias de licença.
As sucessivas arritmias no coração das quais Micarla de Sousa vem se ressentindo tem a ver com o deslocamento de uma das próteses que foram afixadas em seu coração, quando da cirurgia, segundo informações de uma fonte ligada ao palácio Felipe Camarão.
A transmissão do cargo ocorreu na tarde de ontem. Paulinho Freire deve assumir a administração de Natal pelos próximos 15 dias e, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi recomendado a dar continuidade a alguns projetos e obras considerados importantes, como é o caso da construção de uma UPA na Cidade da Esperança e a obra do Centro de Referência Odontológica Morton Mariz.
O afastamento da prefeita se deu, ainda segundo informações da assessoria, por orientação médica. Durante a informal solenidade de transmissão do cargo, disse que deixa a capital em boas mãos. "Saio para dedicar-me exclusivamente à minha saúde e sei que Paulinho dará continuidade ao nosso trabalho com muita responsabilidade", ressaltou Micarla.
A prefeita de Natal chegou a ser internada, há duas semanas, pela equipe do Incor Natal, no Hospital Promater, para observação médica, depois de ser submetida a exame de ecocardiograma transesofágico, que avaliou preliminarmente a cirurgia realizada no seu coração. Durante o exame foi detectada uma arritmia cardíaca, secundária à cirurgia. Dias antes, a prefeita enfrentou um dos piores momentos de sua administração, quando jovens da capital acampavam na Câmara Municipal de Natal (CMN), movidos sumariamente por um descontentamento com a atual gestão.
A assessoria de imprensa informou ainda que face o quadro de arritmia constante, a equipe médica que assiste à prefeita recomendou o afastamento por 15 dias, para repouso e novos exames.
Prefeito em exercício terá que enfrentar greve na saúde
Além de receber uma Prefeitura que enfrenta um desgaste administrativo diante de exaltados protestos populares, o prefeito em exercício Paulinho Freira se deparará com uma greve do funcionalismo público. Os agentes de endemias da rede municipal de saúde deflagraram uma paralisação ontem sob a alegação de que há um atraso no pagamento do auxílio alimentação e das férias dos funcionários.
Segundo Cosmo Mariz, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde (Sindas), uma assembleia está prevista para ocorrer hoje entre os agentes municipais, que também podem iniciar uma greve. Mariz afirmou ainda que os agentes do ITCI (empresa contratada para realizar ações de combate à dengue, cujo contrato foi rescindido por recomendação do Tribunal de Contas do Estado), contratados pela SMS por três meses, já estão com os salários atrasados há mais de 50 dias. Cosmo Mariz disse que negociará o retorno às atividades caso haja um acordo entre o município e os agentes para o pagamento dos benefícios em atraso.
No âmbito da Câmara Municipal de Natal (CMN) a prefeitura é alvo de um processo de investigação, por meio de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que averigua contratos diversos firmados pela atual gestão. Os vereadores que compõem a CEI prometem para as próximas semanas as primeiras iniciativas para o início das investigações (ver texto abaixo).
Antes de viajar, Micarla vai a Rosalba Ciarlini
Antes de transferir o cargo para o vice-prefeito Paulinho Freire, a prefeita Micarla de Sousa foi recebida pela governadora Rosalba Ciarlini, na residência oficial da chefe do executivo estadual, para tratar de parcerias entre a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado. A governadora e a prefeita conversaram sobre a retomada das obras do Pró-Transporte, sobre o apoio do governo ao Programa de Recuperação de Vias e sobre a possibilidade da parceria na construção de mais duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), uma no bairro do Planalto e outra no conjunto Parque dos Coqueiros. "Vamos avaliar como poderemos apoiar. Mas o apoio às obras de recuperação das vias já está assegurado", disse a governadora.
"Fomos mais uma vez muito bem recebidos pela governadora Rosalba Ciarlini, que é grande parceira de Natal e vai contribuir com a Prefeitura na execução destes projetos importantes. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo Governo, mas a nossa governadora está empenhada. Juntas, vamos realizar sim melhorias na infraestrutura de Natal e na área da Saúde", destacou a prefeita Micarla de Sousa. Para Micarla, a parceria entre o Governo e Prefeitura é fundamental para que as demandas dos natalenses sejam atendidas.
Memória
No período em que esteve à frente do Executivo Municipal, em janeiro deste ano, Paulinho Freire realizou mudanças na equipe de segundo e terceiro escalão, mas foi a autorização para firmar o reajuste na tarifa do transporte urbano em 10% - após a própria prefeita haver dito, dias antes, que esta não era uma intenção da administração - a marca principal da gestão que durou um mês. À época iniciou-se o fórum de debates denominado "Fora Micarla" que posteriormente acampou na CMN e foi o responsável pela instalação de uma CEI para investigar a atual administração. Ainda em janeiro, o "Fora Micarla" chegou a figurar no microblog Twitter, às vésperas da entrada em vigor da nova tarifa.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.