Em entrevista à Rádio Rural de Caicó, o deputado estadual Vivaldo Costa falou sobre sua relação com o novo partido, o PSD, o governo estadual, as obras para o município e começou avaliando o atual quadro político de Álvaro Dias e Roberto Germano.
Álvaro Dias
É um grande líder político. Ninguém pense o contrário. Álvaro cometeu um grande erro político, na hora que deixou o PMDB e partiu para o PDT. Álvaro nunca foi esquerdista. Ele agora volta para ser o bacurau-chefe do Seridó. Ele é chefe do PMDB e assume mesmo, porque ele é competente. Nessa avaliação eu pergunto como fica [o deputado estadual] Nelter Queiroz que ocupou, quando Álvaro cometeu o erro, um espaço imenso. Mas Nelter não tem a cara do PMDB do Seridó, Álvaro tem. E agora readquire as condições de chefe supremo do bacurau do Seridó.
Roberto Germano
O PCdoB como partido não existe em Caicó. O Seridó não tem tradição de comunista. Então, se Roberto ficar no partido comunista, não tem condições nem de disputar a eleição. Ele vai ter que vir para o PMDB ou para o PR. E João Maia está fazendo um trabalho para ele ir para o PR. E eu aproveito para convidar Roberto Germano para ir para o PSD.
Roberto seria como um soldado dentro do PMDB? O senhor acredita que as chances de Álvaro Dias ser candidato seriam maiores?
Roberto não é líder. Roberto foi prefeito, é um populista. Eu não tenho nada contra Roberto. Ao contrário, quem deu oportunidade a ele de entrar na vida pública foi Vivaldo Costa. Levei Roberto para o Hospital do Seridó, onde foi meu assessor durante seis anos e se tornou o vereador mais votado de Caicó. E já havia feito antes ele secretário de Dadá. Mas ele não tem a cara do PMDB, quem tem a cara do PMDB é Manoel Torres e Álvaro Dias. Para se eleger, Roberto vai ter que vir para o PMDB ou vai para o PR, aliás, para ter condições de disputar. Se ele ficar no partido comunista, está morto. Roberto não tem nada de comunista, como Álvaro Dias não tinha cara de PDT. Quem tem cara de esquerda em Caicó é Gilberto Costa, do PT, e José Rangel (PV). Esses dois podem sair com chapa, um prefeito e o outro vice. É esse o segmento dito progressista de Caicó.
E Roberto aceitando esse convite, poderia ser o candidato do PR?
Pode ser o candidato do PR, do PMDB. E se ele vier para o PSD, poderá ser o candidato.
O senhor ainda não tem um candidato a prefeito de Caicó, embora o seu partido esteja nascendo forte. Há essa possibilidade?
Nós temos cinco nomes: Nilma Rodrigues, Raquel Araújo, Verônica Alcântara, além de Sílvio Filho e Ualison Costa. Temos ainda o padre Ivanoff Pereira e o padre Antenor Salvino. E até Batata, a quem eu vou fazer de tudo para filiar ao PSD. Rosalba Ciarlini e Vivaldo Costa, pegando um nome bom que não tenha rejeição, a gente elege o prefeito de Caicó.
O senhor fez uma parceria política com João Maia, mas que agora acaba. O que gerou isso?
O Papa se encantou com a Rosa, deixou de votar com Iberê Ferreira, rompeu com o governo, correu todos os riscos e apoiou Rosalba.
O senhor espera acabar a parceria no meio de comunicação de sua propriedade (Rádio Caicó AM)?
Eu nunca exigi que a Rádio Caicó fizesse uma linha de promoção do meu trabalho. Talvez seja até um erro político, mas eu nunca exigi que endeusasse Vivaldo Costa.
Isso significa que a parceria deve continuar?
A rádio é muito bem administrada por Suerda Medeiros. É um fato inegável. Quando eu penso em arrendar ou vender, passa pela presença de Suerda Medeiros.
O presidente estadual do PSD, o vice-governador Robinson Faria, gosta de comunicação. Ele poderia arrendar a rádio?
A preferência é de João Maia, por uma questão de ética, é vender ou arrendar a ele. Se não der certo, Robinson é uma das possibilidades. Se não quiser, tem quem queira.
A população está reclamando que a governadora tem feito pouco, embora ela tenha afirmado que pegou um estado em dificuldades financeiras enormes. E como o senhor vê a possibilidade de o Seridó receber esses benefícios do governo do estado?
Rosalba está organizando o estado. E se ela fizer para Caicó o que está programado na área de Saúde, vai fazer o que ninguém fez. Por exemplo, colocar o Hospital Regional para funcionar com plantão de urgência e emergência, colocar a UTI para funcionar, colocar o tratamento do doente mental, ajudar a instalar a Liga do Câncer, ajudar o Hospital do Seridó a manter a UTI neonatal, a UPA. O saneamento básico de Caicó, ela já mandou para a Assembleia Legislativa, que autorizou o empréstimo de R$ 24 milhões para o serviço. Com isso, começa o primeiro ano com nota dez.
De que maneira o senhor pretende pleitear uma ajuda para a Casa do Estudante de Caicó, que há anos vem passando por necessidades, e também para o setor cultural?
Eu coloquei a diretoria da Casa em contato com a SETHAS, e relataram a situação, em especial a falta de alimentos, e ficou acertado que o secretário tomará as providências. A secretária de Infra-Estrutura, Kátia Pinto, fez uma vistoria na Casa e quer fazer a reforma. E nós vamos ajudar a legalizar da instituição.
Há a possibilidade de que sejam construídas as adutoras dos distritos da Palma e Laginhas, bem como da comunidade Barra da Espingarda?
Eu já estive com o prefeito Bibi Costa, numa oportunidade com o secretário de Recursos Hídricos, que é o vice-governador Robinson Faria. Depois estive em outra audiência com o vereador Nildson Dantas, quando fomos recebidos para cobrar pressa. Na hora, Robinson disse à equipe técnica que queria um estudo de viabilidade o mais rápido possível.
Fonte: blog do Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.