A greve dos professores da rede estadual de ensino, para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), deveria ser repensava pelos profissionais. Segundo ela, a categoria deveria dar um voto de confiança ao Governo. "Acho que eles têm que refletir e dar um crédito de confiança. Não podemos é prejudicar ainda mais o alunos, que estão sendo prejudicados ano após ano com as greves", disse Rosalba, acrescentando que está preocupada e angustiada com a situação. "Estamos montando um projeto novo da educação e não queremos continuar na mesmice que vinha no passado, com o nosso ensino sendo lanterninha no Brasil. Essa crise não é de agora."
Rosalba disse que a meta para a educação do Rio Grande do Norte passa pelo Plano Estadual de Educação e que esse projeto não será possível sem a participação dos professores, bem como a valorização da categoria. Para a governadora, os profissionais da área devem compreender o momento, e pediu apoio para que a educação possa ser transformada.
"Não podemos é prejudicar ainda mais o alunos, que estão sendo prejudicados ano após ano com as greves. Quem sai perdendo é a criança e o jovem. Tem alunos que vão fazer vestibular e já ficam angustiados, perguntando se vão ter tempo de estudar todas as disciplinas", disse Rosalba, acrescentando que se os alunos não tiverem aula no período estipulado, o tempo passará e eles poderão não recuperar mais as aulas perdidas.
A governadora frisou que - a título de corroborar o pedido para que os professores deem voto de confiança ao Governo -, encontrou o Governo com muitas dificuldades, além de uma "desorganização imensa" na educação. "Peço aos professores que nos ajudem para que tenhamos uma escola funcionando. Não é possível que em tantos anos, com tantas greves pedindo melhores condições, e agora acham que eu tendo assumido com os débitos que encontrei, inclusive com professores", disse.
Rosalba acrescentou que sua administração ainda está pagando professores que trabalharam no ano passado e que não foram pagos pela administração anterior. Além disso, comentou que já determinou que a Secretaria Estadual de Educação acelere o processo relacionado às aposentadorias de professores que já contribuíram, com tempo de serviço, na área. "Temos professores que estão esperando pela aposentadoria há muito tempo... A categoria tem que entender e nos dar um prazo, pois estamos falando de valorização de 27 mil professores. É uma realidade muito grande", afirmou.
Governadora convoca professores para parceria
"Estamos convocando os professores para uma ampla parceria", afirmou a governadora Rosalba Ciarlini, acrescentando que o Governo do Estado quer transformar o conceito que se tem sobre a educação potiguar. Para tanto, frisou que é importante e imprescindível a participação do docente. "Isso principalmente na sala de aula", disse.
Rosalba disse que o descrédito com a educação pública do Rio Grande do Norte tem que deixar de existir. "Precisamos que os professores nos ajudem a elevar essa qualidade. Com certeza, vamos reconhecer esse mérito. "Temos que defender o direito constitucional dos jovens de aprender e ter uma oportunidade boa na vida."
Sobre o Plano Estadual de Educação e a valorização do professor, Rosalba afirmou que os dois itens estão ligados. "Nesse plano já tem delineado toda a valorização. Precisamos trabalhar o plano todo, no qual o aluno é a principal meta. Ou fazemos isso ou não vamos sair de um Estado onde o próprio professor não quer levar o filho para a escola pública, pois ele mesmo reconhece que não é uma escola de qualidade", disse a governadora.
Outra preocupação externada por Rosalba Ciarlini diz respeito aos profissionais que estão fora da sala de aula, cedidos a outros órgãos. Ela disse que a Secretaria Estadual de Educação também trabalha para que todos os docentes voltem às salas de aula. "Estamos querendo saber de professores que estão fora de aula e não é justo. Estamos com intenção de melhorar, com equipe boa fazendo atuação imensa. Estamos convocando todos para uma parceria ampla."
Fonte: Edilson Damasceno/da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.