RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 1 de março de 2014

ENTRE FESTEJOS E PROTESTOS, EDUARDO CAMPOS MARCA PRESENÇA NO GALO DA MADRUGADA.

Candidato à presidência pelo PSB, o ex-governador de Pernambuco foi bastante assediado pelo público; Aécio esteve na Bahia.

O governador e pré-candidato do PSB à sucessão presidencial, Eduardo Campos, aproveitou a multidão do Galo da Madrugada para circular com os candidatos da chapa majoritária no estado. Ele colheu abraços, posou para fotografias e foi saudado por populares como “presidente” ou frases do tipo “é 40 para o governo e para presidente”. O número é do partido. Mas enfrentou, também alguns protestos, próximo ao Forte das Cinco Pontas, onde participou do café da manhã que é tradicionalmente oferecido a autoridades e patrocinadores pela agremiação carnavalesca.
Depois de cumprimentar os foliões, atender a pedidos para fotos e distribuir abraços e apertos de mão, ele circulou a pé pelas ruas. Logo após o café, ao sair do Forte, surgiram vaias das calçadas, mas elas foram abafadas pelo som estridente dos trios elétricos. Um pouco depois, foliões fantasiados de edifícios começaram a gritar “é difícil, é difícil”, protestando contra a especulação imobiliária no estado, que hoje não se limita à capital, mas sobretudo nas proximidades de polos industriais já implantados (como o complexo industria l portuário de Suape - no litoral sul - ou em implantação, como o automotivo, em Goiana, no litoral norte).
Os manifestantes pertencem ao grupo "Direitos Urbanos", que organiza protestos contra a descaracterização das cidades pelas redes sociais. O grupo é o mesmo que deflagrou movimento contra o uso de dinheiro público para camarotes oficiais, via Internet. Na rede, os internautas disseminaram a frase "eu quero um lugar no camarote vip do governador". E prometiam fazer um protesto contra a utilização de verbas oficiais para patrocinar a mordomia, tradicionalmente adotada até ano o carnaval do ano passado. Tanto pelo governo quanto pela prefeitura.
Em ano eleitoral, tanto o prefeito Geraldo Júlio quanto o governador, ambos do mesmo partido, resolveram não arriscar. E anunciaram em nota conjunta que não teriam camarote oficial em 2014. Por esse motivo, o governador circulou pelo camarote oficial do Galo, pelo da TV Globo e ainda pelo Expresso 2222, liderados pelo ex ministro e cantor Gilberto Gil, e sua mulher, Flora. O 2222 é famoso em Salvador, onde abriga vips de todo o país para assistir ao desfile de trios elétricos da Bahia. Mas esse ano aportou pela primeira vez no carnaval recifense.
O primeiro camarote a ser visitado pelo presidenciável foi o do Galo, onde ele participou de homenagem ao escritor Ariano Suassuna que, pela primeira vez, aos 86, assistiu ao desfile da agremiação, que o inspirou em sua vida e obra para o tema do desfile.
Por onde passou, o socialista arrastou com ele o seu secretário da Fazenda, Paulo Câmara, que foi indicado para disputar a sucessão estadual, e é praticamente desconhecido pela população. Nas ruas, os foliões nem o cumprimentavam.
Já o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, pré-candidato ao Senado, foi até solicitado para fotos. Preterido da sucessão estadual, ele posou pra os fotógrafos ao lado do "ex presidente" Lula e da "presidente" Dilma Rousseff. Na verdade os foliões José Bezerra e Marcos Antônio Lins dos Santos, que todos os anos interpretam os dois personagens no carnaval.
- Já pensou, que prestígio, ter os votos de Lula e da presidente Dilma - disse brincando o ex-ministro, sendo cercado também por foliões que homenageavam com fantasias o cantor Reginaldo Rossi, conhecido como rei do brega, e que morreu no ano passado.
Eduardo revelou que vai percorrer todo o estado, levando a tiracolo o seu candidato para o governo de Pernambuco que tem perfil técnico e vai disputar as urnas pela primeira vez, a exemplo do que ocorreu com o hoje prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Só as urnas, no entanto, dirão se a mesma estratégia adotada na cidade será válida para estado. As primeiras andanças mostraram que o governador vai ter que suar a camisa para fazer conhecido o seu candidato. Só que ao contrário do que ocorreu com Geraldo Julio, ele não terá tanto tempo para ficar no estado porque estará em campanha para presidente.
Na Bahia, na noite de sexta-feira, o pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, assistiu ao desfile do bloco Furdunço, no Campo Grande, em Salvador. Aécio estava acompanhado pelo ex-governador Paulo Souto, pré-candidato ao governo da Bahia pelo DEM, que disputa com o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) a indicação para encabeçar a chapa majoritária à sucessão estadual. O tucano disse que não há imposição da direção nacional do PSDB para Souto ser o indicado nem incômodo em dividir o palanque com Geddel, que preside o PMDB na Bahia e é do mesmo partido de Michel Temer (SP), o vice de Dilma Rousseff.
- O PSDB tem uma característica que é respeitar as construções regionais e elas se dão muito em razão de cada estado. O que é prioridade para o PSDB é que nós estejamos unidos - disse Aécio: - É um privilégio ter dentro dessa aliança um nome como o do ex-governador Paulo Souto, um dos homens públicos mais respeitados do Brasil, e também companheiros da extirpe e do valor do companheiro Geddel.
Também na Bahia, Dilma passou o dia chuvoso de ontem na Praia de Inema, na Base Naval de Aratu.

Fonte: http://oglobo.globo.com/, com Agência A Tarde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.