RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 5 de maio de 2013

PPS QUER OUVIR EX-CHEFE DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA.

O PPS protocolou nesta terça-feira requerimento para convidar três pessoas envolvidas na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, para depor na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. A operação investiga um suposto esquema de venda de pareceres técnicos por integrantes do governo.
O partido quer a presença da ex-chefe do Gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, do ex-advogado-geral adjunto da União, José Weber Holanda Alves, e do ex-auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Cyonil da Cunha Borges de Faria Júnior - que teria sido o delator do esquema.
A sigla quer a realização de audiência pública para questionar os envolvidos sobre as denúncias de irregularidades apontadas pela PF, que resultou no indiciamento de 18 pessoas e na prisão de seis acusados.
O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), afirmou que o partido está ciente de uma mobilização dos partidos da base aliada ao governo federal para tentar rejeitar possíveis convites ou convocações de pessoas ligadas ao caso. O parlamentar aponta que nos depoimentos pode haver a ligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a pessoas ligadas ao suposto esquema, já que reportagens apontaram a identificação de 122 telefonemas entre o petista e Rosemary durante um ano e meio de investigações da PF.
'Já disseram que iriam blindar e você, analisando o potencial explosivo desse episódio, inclusive a relação da Rosemary Nóvoa com o presidente Lula, isso indica claramente que eles não vão permitir nem convite nem convocação', declarou. Ainda assim, Freire diz que os partidos de oposição devem se mobilizar para tentar pressionar a opinião pública sobre as denúncias.
'Estou conversando com o líder Rubens Bueno (PPS-PR) que seja interessante, sabendo dessa blindagem, que as lideranças de oposição marquem o dia para vir ao debate. Ser derrotado, mas ser derrotado depois de um debate', disse.
Ainda não há data para votação do requerimento no colegiado. O DEM o e PSDB também prometeram apresentar pedidos de convite aos envolvidos na Operação Porto Seguro na Câmara e no Senado. O vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), afirmou ontem que deve pedir o convite do ex-presidente Lula para detalhar seu envolvimento com Rosemary e para explicar a indicação do então diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, apontado pelas investigações como suposto chefe do esquema.

Fonte: Daniela Martins - Valoe Online/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.