RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 23 de maio de 2013

MPF LANÇA SITE COM INFORMAÇÕES SOBRE GESTÃO ESTRATÉGICA DO ÓRGÃO.

Site traz linha do tempo, instrumento dinâmico, com todos os produtos e marcos relacionados à modernização, de acordo com a data de realização dos eventos e de entrega dos produtos.

O Ministério Público Federal (MPF) passa, desde 2010, por um processo de modernização dos seus processos de trabalho e da sua estrutura organizacional. Iniciado na gestão do atual procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o Projeto de Modernização da Gestão Administrativa culminou na elaboração do primeiro Planejamento Estratégico Institucional 2011-2020 (PEI 2011-2020), com a participação de membros e servidores de todo o território nacional.
Para disseminar a estratégica nas mais de 200 unidades do MPF espalhadas pelo país, o órgão promoveu o Projeto de Desdobramento do Planejamento Estratégico, que abrangeu os órgãos e unidades administrativas de gestão da instituição. Todo esse processo pode ser acompanhado no site da Modernização, lançado para o público externo, nesta quinta-feira, 23 de maio.
O site traz uma linha do tempo, instrumento dinâmico, com todos os produtos e marcos relacionados à modernização, de acordo com a data de realização dos eventos e de entrega dos produtos. A linha do tempo tem início com o Projeto Básico de Modernização da Gestão Administrativa (AMGE), que culminou com o PEI 2011-2020. A ferramenta traz ainda todos os planos de ação, paineis de contribuição e mapas estratégicos temáticos elaborados visando o alinhamento estratégico institucional.
“Toda a modernização está sendo voltada para melhoria dos serviços que temos que prestar à sociedade. Ao disponibilizarmos essas informações, proporcionamos que cada cidadão possa acompanhar e, até mesmo, nos cobrar aperfeiçoamentos necessários para que em 2020 possamos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção. Essa é a nossa visão destacada no planejamento estratégico”, explica o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
Também estão incluídas, no site da Modernização, informações sobre o Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Governança (SIGE), que foi criado para monitorar o andamento do PEI e que se refere a um novo modelo participativo de governança, composto pelo Comitê de Gestão Estratégica (CGE) e pelos subcomitês temáticos de gestão administrativa, tecnologia da informação, comunicação social, e tabelas e taxonomia.
Principais resultados – Foram elaborados mapas estratégicos temáticos para todas as áreas de atuação do MPF: direitos do cidadão; constitucional; criminal; consumidor e ordem econômica; meio ambiente e patrimônio cultural; patrimônio público e social, e populações indígenas e comunidades tradicionais.
O intuito é investir em ações estruturantes que possam ter reflexo nos serviços prestados pelo MPF à população. Como exemplos, destacam-se a criação da Ouvidoria do MPF em 2012, do Portal da Transparência – um dos mais modernos do serviço público - e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que já está em funcionamento em 26 estados e no Distrito Federal. Além disso, sobressaem-se o lançamento dos mapas de atuação institucional do MPF de acordo com a temática e a realização de consultas públicas nas quais membros da instituição ficam à disposição da população para tirar dúvidas e dar sugestões.
“Esses últimos anos foram de trabalhos intensos de reorganização interna, acreditamos que, em breve, muitos outros produtos serão disponibilizados para sociedade”, registra Gurgel.

Fonte: Secretaria de Comunicação/Procuradoria Geral da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.