RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 5 de maio de 2013

ASSOCIAÇÃO MODELO EM ORGANIZAÇÃO, REALIZA REUNIÃO COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DE ASSOCIADOS.


A Associação Comunitária do Sítio Humaitá, município de Bom Sucesso/PB, é o que podemos nomear de modelo para os dias atuais. Sem muito apoio de entidades governamentais e privada, hoje busca melhorias para seus associados e dependentes.
Ontem, presenciei a reunião mensal, onde, de forma democrática e ordeira, foram discutidos inúmeros assuntos. Dentre estes, um em especial chamou-me atenção: a indicação para um membro da comunidade realizar um curso de aperfeiçoamento como tratorista. Por que? Simples. A forma da indicação foi algo que serve de modelo da aqueles que ainda teimam em tomar decisões em associações por meio da mesa diretora. Associação é um corpo e como corpo, foi amplamente discutida entre os participantes. E enfim, de forma ordenada, chegou-se ao consenso. Uma lição de democracia e zelo pelas oportunidades que surgem.
Um outro ponto de destaque, foi a participação dos associados, expondo suas opiniões e cada ponto de vista sendo discutido por todos. O salão da sede da comunidade estava lotado. Algo que impressiona, quando sabemos do momento de seca que assola o nosso nordeste. Cada qual discutido para o conjunto, sem individualismo ou grupos à parte.
A biblioteca comunitária, foi inaugurada. E os primeiros exemplares já chegaram a associação. Foram enviado pela colaboradora e firme sustentáculo dos amigos do Humaitá. Jurema Figueiredo.
Digo sem meias palavras, que a comunidade do Sítio Humaitá está de parabéns. Todos os associados pagando suas mensalidades e contas de água; novos associados se credenciando, buscando fortalecer a associação. Esse é o meio de melhor se buscar o bem comum. Este serviço ficou à cargo  da vice-presidente, Maria da Conceição Henrique de Almeida e da tesoureira, Maria da Conceição.
O presidente, Aldeci Pereira, fez uma ampla e detalhada exposição de ações que a associação está desenvolvem e algumas que mesmo em estado embrionário, têm tudo para propiciar melhorias a comunidade. "Ouvir todos sem distinção, é o segredo para qualquer associação prosperar", disse o presidente, em uma demonstração de bom senso e tino administrativo democrático. Citar vale, que Aldeci Pereira foi eleito por unanimidade e à poucos mais de 1 mês que assumiu a entidade, já elaborou projetos para o desenvolvimento do Humaitá.
Lá, encontramos a futura Assistente Social Mayanne Henrique, que trouxe em sua fala, a necessidade de sempre se ter união entre os associados e comunidade.
Mayanne está concluindo o curso de Serviço Social e já desenvolve seu trabalho junto ao CRAS de Bom Sucesso. Adquirindo experiência, Mayanne deve ser um dos grandes nomes para alavancar o Humaitá.
Também usou a palavra a vice-presidente da associação, que trabalha em conjunto com a tesoureira, que de forma irretocável, prestou conta de cada centavo gasto. Um demonstrativo de receita e despesa está disponível para todos. Isso é transparência.

Ao final, foi servido um lanche, onde os próprios integrantes da comunidade se dispuseram em preparar e trazer bolos; biscoitos e refrigerantes. Destaco o "bolo de caco", chamado por aqui de "orelha de pau", que foi o carro-chefe do lanche. Muito bom. Coisa nossa. Do nordeste. Valorizo.
Presente ao evento, a incansável e elegante, "Vó Chuca", matriarca da família Henrique e doadora de terrenos para a associação, no intento se ajudar a trazer benefícios a comunidade.

De parabéns a comunidade do Humaitá, pela organização; respeito e força de vontade que é aparente em todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.