O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista com os deputados e senadores mais influentes no Congresso Nacional. A pesquisa é feita anualmente e destaca os 10 parlamentares que obtiveram maior destaque ao longo de 2011. Entre os quatro mais influentes está o deputado federal Henrique Eduardo Alves. Em primeiro ficou o presidente da Câmara, Marco Maia (PT); em segundo, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT); em terceiro, o presidente do Senado, José Sarney; e, em quarto, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. O senador Romero Jucá, líder do governo no Senado, apareceu em quinto. Ao todo, 65 Congressistas votaram para a escolha dos 10 mais influentes.
De acordo com o DIAP, o resultado da consulta indicou representantes das cinco regiões do país e foi equilibrada em termos de peso político entre situação e oposição. Entretanto, valorizou a posição institucional do parlamentar, já que todos são líderes ou presidente das Casas do Congresso. Proporcionalmente, porém, mostrou-se mais favorável ao Senado.
Regionalmente, a listagem é liderada pelo Sudeste, representada por São Paulo. Seguido do Nordeste, representado pelo Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia, com três parlamentares cada. Além da região Norte, com dois parlamentares, representada por Amapá e Roraima e as regiões Sul, representada pelo Rio Grande do Sul, e Centro-Oeste, representada por Goiás, com um parlamentar cada.
Em relação aos partidos de maior destaque e influência ao longo de 2011, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ganhou o primeiro lugar, com quatro parlamentares: José Sarney (AP), Henrique Eduardo Alves (RN), Romero Jucá (RR) e Renan Calheiros (AL). O Partido dos Trabalhadores (PT), ficou em segundo, com três deputados: Marco Maia (RS), Cândido Vaccarezza (SP) e Paulo Teixeira (SP).
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.