A FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA CULTURA PROMOVEU, NESTA QUARTA-FEIRA, UM ATO PÚBLICO EM FAVOR DA DESTINAÇÃO DE MAIS RECURSOS PARA A ÁREA CULTURAL.
A MANIFESTAÇÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE ARTISTAS E DE PARLAMENTARES DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA E DO SENADO.
De acordo com o texto do projeto de lei orçamentária para o ano que vem, os investimentos na área cultural devem chegar a 1 bilhão e 800 milhões de reais, o que corresponde a 0,08% do orçamento da União para 2012. Na avaliação dos integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, esse total é insuficiente. No ato realizado nesta quarta-feira, deputados e senadores se uniram a representantes da classe artística e de entidades que atuam na área, com o objetivo de reivindicar mais recursos para o setor. Durante reunião na Câmara, a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, lembrou que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou emenda incluindo, no orçamento de 2012, mais 500 milhões de reais para o fomento da arte e da cultura. Já a Comissão de Educação da Câmara sugeriu um adicional de 800 milhões de reais para o setor. A Frente Parlamentar agora se mobiliza para que o Congresso aprove de fato essas emendas, e também para que elas não sejam vetadas pelo Palácio do Planalto. Lídice da Mata destacou uma pesquisa que acabou de ser divulgada pelo instituto Data Senado, segundo a qual a maioria da população defende mais investimentos na área cultural.
"Os dados revelam que logo após as questões que dizem respeito às necessidades básicas da população, de saúde, de educação, de infra-estrutura, o povo deseja demandar e consumir cultura, cultura entendida como indústria cultural. E isso é extremamente importante para que nós possamos debater de forma diferente os investimentos em cultura, e mostra o alto grau de consciência do brasileiro sobre a necessidade de preservação e investimento na cultura no Brasil." Disse Lídice da Mata.
Após se reunirem na Câmara dos Deputados, integrantes da Frente Parlamentar da Cultura e artistas como o compositor Chico Cesar e o dramaturgo José Celso Martinez Correa foram até o Palácio do Planalto pedir o apoio das ministras Ideli Salvati e Gleisi Hoffman às emendas que garantem mais recursos para a cultura no orçamento federal.
Fonte: Celso Cavalcanti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.