RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 3 de junho de 2025

CEARENSES CHEFES DO CV ESCONDIDOS NA ROCINHA INTERFERIRAM NA ELEIÇÃO DE SANTA QUITÉRIA

Criminosos teriam comprado votos, inclusive, com a doação de entorpecentes a potenciais eleitores, e ameaçado adversários políticos e apoiadores deles

Além de ordenar diversos crimes no Ceará, os chefes cearenses do Comando Vermelho (CV) escondidos na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, também interferiram na Eleição Municipal de Santa Quitéria, em 2024, revelou o Ministério Público do Estado (MPCE) nesta terça-feira (3).

Na ocasião, a organização criminosa teria auxiliado na eleição de Braguinha (PSB) e de Gardel Padeiro (PP), como, respectivamente, prefeito e vice da cidade do Sertão dos Crateús. Ambos tiveram os diplomas cassados pela 54ª Zona Eleitoral do Ceará por abuso de poder político e econômico no início de maio.

O ataque que a organização criminosa fez ao Estado do Ceará foi algo muito profundo às nossas instituições democráticas. Basta dizer que, apesar de vários outros delitos já estarem sendo catalogados sobre a responsabilidade dessas pessoas, nós tivemos o ataque frontal à liberdade do pleito da cidade de Santa Quitéria."

Plácido Rios

Subprocurador geral jurídico do MPCE

Durante o pleito, os membros do CV teriam comprado votos dos cidadãos para os então candidatos, inclusive, com a doação de entorpecentes a potenciais eleitores e de ameaças a adversários políticos e apoiadores, conforme as investigações. Há indícios ainda de que o método também tenha sido adotado nas eleições de 2020.

"A interferência no processo eleitoral de Santa Quitéria se deu mediante ao constrangimento dos candidatos adversários, inclusive ameaçando as pessoas que afixavam imagens publicitárias dos candidatos adversários, reprimindo qualquer ato de livre manifestação eleitoral, como carreatas, passeatas, manifestação de reuniões. Tinha ameaças de mortes às pessoas, chegando a atirar em muros de casas, e ameaças os servidores da Justiça Eleitoral sobre destruir o cartório eleitoral", detalhou Rios em coletiva. 

No último sábado (31), uma operação conjunta das Polícias Civis do Rio e do Ceará mirou os chefes cearenses do Comando Vermelho que estariam escondidos na Rocinha. No entanto, somente um do indivíduos com mandado de prisão em aberto foi capturado.

Fonte: Carol Melo Messias Borges/Diário do Nordeste

Foto: Messias Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.