Ao menos quatro pessoas foram presas preventivamente em São Lourenço (MG). Certificados estariam sendo usados por funcionários públicos do estado de Goiás.
Conforme a Polícia Militar, a operação foi articulada após denúncias de que funcionários públicos do estado de Goiás estariam se promovendo de forma irregular após apresentarem diplomas falsificados. Estes certificados seriam emitidos por uma escola de cursos online de São Lourenço.
Investigação
No entanto, todos os diplomas, das mais variadas áreas possíveis, pertenciam a uma mesma instituição, localizada a mais de 1 mil km de distância da cidade, o que levantou suspeitas.
No decorrer da investigação, foi descoberta a organização criminosa cibernética responsável pela venda de diplomas e carteiras de estudantes.
A venda era feita por meio de dois sites, para milhares de pessoas em todo país, incluindo diplomas em áreas sensíveis relacionadas à medicina e outras ciências correlatadas, sempre com carga horária escolhida por quem adquiria a certificação e incompatível com a realidade.
Prisões, apreensões e medidas cumpridas
Em São Lourenço, segundo o GAECO, quatro mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca foram cumpridos.
Durante a ação, foram apreendidos aparelhos celulares, joias, relógios, documentos, aparelhos celulares, computadores, uma impressora de carteira de estudante, além de diplomas em branco.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: G1
Fotos: Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.