RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

VOLUNTÁRIA DA CORONAVAC: "FALAM QUE ESTOU LOUCA, MAS ME SINTO MUITO SEGURA"

Francini Gomes é voluntária nos estudos da CoronaVac em Barretos, interior de SP.

"Estou muito bravo com você", ouviu do pai a tecnóloga em radiologia Francini Michelli Vieira Mendes Gomes, 24, quando contou que já havia recebido a primeira dose da CoronaVac como voluntária, em Barretos, a cerca de 400 km da capital paulista. A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, em parceria com o governo do estado de São Paulo, está na fase final, segundo o Butantan. Neste mês, o estudo foi suspenso após a morte de um voluntário, e a retomada foi autorizada menos de dois dias depois. 

"Meu pai veio dizer que morreu um médico que estava participando do estudo e, na verdade, a morte foi registrada como suicídio", diz Francini.

"Vivem me dizendo: 'Nossa, você está louca. Esse negócio da China, de onde veio o vírus'. Eu tento explicar com calma que é uma pesquisa séria, que sei dos riscos e estou sendo monitorada diariamente. Sinto muita segurança, desde o começo."

"Como é ser a escolhida de Deus?" 

Mas assim como há muitos comentários de pessoas demonstrando medo e receio, Francini conta que outros pessoas, que acreditam na ciência, dão força e agradecem por ela ser voluntária. "Também tem muita brincadeira. Postei em um grupo do Facebook do qual faço parte e o pessoal ficou perguntando como é ser a escolhida de Deus", conta, rindo. 

Ela soube por um colega enfermeiro que em sua cidade, Barretos, estavam convocando profissionais da saúde — único público que pode participar dos estudos da CoronaVac —, para se tornarem voluntários. Na época, começo de outubro, os participantes não chegavam a 7.000, e o objetivo é de atingir 13 mil vacinados em todo o estado. "Quis participar não por mim, mas porque é uma necessidade, para podermos tentar voltar à vida normal. Eu já gosto de cuidar do próximo, é parte da minha profissão, então quis fazer parte."

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Camila Brandalise - Universa/UOL

Foto: Arquivo Pessoal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.