Ontem, publicamos a primeira parte da entrevista concedida pelo médico e capitão do exército brasileiro (VER AQUI), Francisco de Assis Alves, "Dr. Ciquinho". Hoje trazemos a segunda e última parte.
A SUPOSTA CENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO GOVERNO LÍGIA FELIX, CITADAS POR VOCÊ, PODERIA SER CLASSIFICADA COMO AUTORITÁRIO?
Não vejo assim, até por que nos tempos atuais, com a explanação da mídia, dos meios de comunicação, não existem brechas para autoritarismo. Classifico como inabilidade da nossa prefeita, em aglutinar todos aqueles que contribuíram e acreditaram na sua plataforma de trabalho. O governante não pode ficar atrelado a pequenos detalhes, picuinhas.
DR. CHIQUINHO JÁ FOI PROCURADO POR ALGUMA LIDERANÇA POLÍTICA LIGADA A PREFEITA LÍGIA FELIX, POR PEDIDO DA PREFEITA?
Quando Lígia candidatou-se, havia um acordo conosco em apoia-la. Na época, houve uma reunião e em um primeiro entendimento seria esse o caminho que o PC do B haveria de trilhar. Porém, o diretório estadual vetou essa possibilidade. O PC do B apoiando os neoliberais, ficaria sem sentido apoiar um candidato do PSDB, no caso a sigla a qual Lígia foi candidata. A questão ideológica existe, mesmo em pequenos municípios. Por isso e pela coerência ideológica, não tinha como manter o que havíamos pensado inicialmente. Vale ressaltar que tenho um bom relacionamento com Lígia. Já nos encontramos em eventos e sempre houve o respeito mútuo. Faço política, defendendo os pensamentos que nosso bloco acredita. Pessoalmente, não há e não se deve questionar absolutamente nada. Não vejo e não faço política desta maneira. Partindo deste princípio, adianto que na campanha, se me cutucar, provocar para que eu entre nesta jogada, terão muito trabalho em obter êxito, por que não entro neste tipo de picuinha. Estarei ali discutindo pensamentos políticos, não pessoais. Política se faz com grupo e é as ideias deste grupo que defenderemos. Não fato isolados da cada pessoa.
FALO COM RELAÇÃO A ESTE ANO. HOUVE ALGUM CONTATO PARA SENTAR E DIALOGAR?
Não. Inclusive houve especulações sobre um encontro nosso no estado do pará, onde ainda resido, mas digo que nunca houve este encontro. Nem se quer um telefonema. Depois que fechamos com Salomão Gurgel o apoio em 2012, não mais nos falamos em termos políticos.
FAREMOS UM PING-PONG SOBRE FIGURAS POLÍTICAS DO MUNICÍPIO DE JANDUÍS. EM BREVES PALAVRAS, QUEM É:
ARTHUR BARBOSA: Filho de um dos maiores goleiros de Janduís. Meu amigo Fabinho. Arthur está devendo como parlamentar. Precisa melhorar muito para fazer jus ao voto que o povo o concedeu. Tem que ser mais propositivo.
BRAGA: Uma pessoa nota 10. Prestativo, habilidoso, respeitado e que tem muita coerência. Politicamente é uma figura de uma habilidade ímpar. Sou muito otimista com Braga.
ELZA GURGEL: Minha ex-professora. Um ser humano amável e que por suas ações no hospital Tarcísio Maia, ajudou a salvar. Ética, coerente, amiga e que mora no meu coração.
FÁBIO DANTAS: Uma figura fantástica. Homem íntegro e reto. Uma perda irreparável ao município de Janduís. Combatente, coerente, honesto e que vai fazer muita falta no próximo pleito.
LEANDRO TOMÉ: para eleger-se, gastou muito. Isso não é muito bom. Eu, particularmente sou muito contra. E acredito que terá séria dificuldades de reeleger-se. Depois da partida do saudoso Fábio Dantas, ninguém restou que procurasse cobrar mais do executivo. Ficou um vácuo. Leandro, ao meu ver, está devendo pra gente, por não está apresentado um bom trabalho.
LÍGIA FELIX: Uma menina que tinha amplas possibilidades de fazer seu nome de forma irretocável como gestora. Era promissora. Mas infelizmente não sou conduzir com competência o poder que o povo lhe creditou. O povo colocar, mas esse mesmo povo tira.
RAIMUNDO DO SINDICATO: Uma liderança sólida. Hábil, de diálogo e conciliador. A agricultura de Janduís deve muito ao amigo Raimundo Canuto. Mas do que necessário ao processo democrático e a construção coletiva.
SALOMÃO GURGEL: Grande liderança. Tem muita coerência ideológica. Honesto e que merece o respeito dos janduienses.
ZÉ BEZERRA: Meu ex-professor. Primeiro mestre e alimentador das ideias socialistas. Uma pessoa muito consistente, preparado, conhecedor da gestão pública. Irrepreensível no quesito honestidade. Mas eu diria que existem alguns pontos no seu discurso que necessitam ser melhor analisados, tendo em vista que soam de forma anacrônica. Tem meu respeito e minha estima.
Por fim, quem é DR. CHIQUINHO: Acima de tudo, um sobrevivente. Sou parte de uma família de 11 filhos, dos quais, infelizmente 5 morreram por doenças hoje facilmente sanadas. Perseverante; disciplinado; lealdade; gratidão e determinado. Alguém que utilizou todas as dificuldades como energia para superar o que viria pela frente. Duas palavras que muito me encantam são gratidão e amor. Estudei muito pára chegar onde estou. Mas o mérito não é só meu, por que enquanto eu estudava para crescer, pessoas por trás me davam suporte para isso. Assim, estas duas palavrinhas, para mim, são fundamentais na vida: gratidão e amor.
Por fim, quem é DR. CHIQUINHO: Acima de tudo, um sobrevivente. Sou parte de uma família de 11 filhos, dos quais, infelizmente 5 morreram por doenças hoje facilmente sanadas. Perseverante; disciplinado; lealdade; gratidão e determinado. Alguém que utilizou todas as dificuldades como energia para superar o que viria pela frente. Duas palavras que muito me encantam são gratidão e amor. Estudei muito pára chegar onde estou. Mas o mérito não é só meu, por que enquanto eu estudava para crescer, pessoas por trás me davam suporte para isso. Assim, estas duas palavrinhas, para mim, são fundamentais na vida: gratidão e amor.
QUAL A SUA MENSAGEM AOS JANDUIENSES?
Que não desistam de Janduís. Não desistam da política, pois é ela o único meio de juntar figuras em torno de um projeto democrático de participação das pessoas. Lembre-se sempre que os políticos não são iguais. Ainda existem pessoas capazes de fazer diferente. De acertar. É a política o instrumento da mudança e sempre há a esperança de que o que for ruim possa ser colocado para trás e novos ventos cheguem para colocar tudo em seu devido lugar. Não desistam de nossa terra. É ali que construímos nossos sonhos e é ali que seremos enterrados. E se depender de mim e da equipe que haverei de ter ao meu lado, nossos sonhos nunca morrerão. Não desistam de Janduís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.