Profissionais precisam registrar se aceitam destino escolhido pelo governo.
Até o dia 8, Ministério da Saúde selecionará médicos registrados no exterior.
Os 1.753 profissionais selecionados pelo Ministério da Saúde para o primeiro ciclo de inscrições do programa Mais Médicos têm até as 16h deste sábado (3) para confirmar se aceitam ir para o município a que foram designados pelo governo federal para trabalhar nos três anos de contrato. Os que confirmarem serão enviados a 626 municípios do interior do país e de periferias de grandes centros urbanos, com salários de R$ 10 mil.
A homologação dos candidatos aprovados se dará no site do programa (http://maismedicos.saude.gov.br). Após ler o contrato de adesão, os profissionais terão de confirmar virtualmente, clicando em “Li e aceito”, se acatam os termos do Mais Médicos, incluindo o destino escolhido pelo governo de acordo com as opções apresentadas pelo candidato.
Em seguida, informou a assessoria da Saúde, os médicos selecionados têm de imprimir, assinar e enviar ao ministério o contrato de adesão. Na próxima segunda (5), o Diário Oficial da União irá formalizar as primeiras contratações, orientando os profissionais a conferirem seus nomes na página oficial do programa na internet.
A relação dos futuros contratados não será divulgada na publicação oficial porque o fechamento da edição desta segunda ocorreu na última sexta (2).
O número de vagas que não forem preenchidas por profissionais brasileiros será divulgado em 6 de agosto. Até o dia 8, o ministério irá selecionar os médicos do exterior que se inscreveram para o Mais Médicos, que ocuparão vagas dispensadas por brasileiros. A relação dos estrangeiros que serão contratados será publicada em 13 de agosto.
Segundo o governo, 2.379 médicos com diploma brasileiro já concluíram a etapa de escolha dos municípios de preferência para trabalhar pelo programa. Deste montante, explicou o ministério, 507 não foram escolhidos nesta etapa por não haver vagas nas cidades que indicaram como suas preferências. Eles poderão ajustar as opções até segunda-feira (5).
Outros 119 descumpriram as regras do edital e só vão poder voltar a se inscrever para a próxima rodada de contratações do Mais Médicos, que terá início em 15 de agosto. As novas etapas de inscrição devem ocorrer com intervalos de 45 dias, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.
Os médicos selecionados, tanto brasileiros quanto estrangeiros, devem começar a trabalhar no Mais Médicos no início de setembro. Todos os estrangeiros serão avaliados e supervisionados por universidades federais, de acordo com a pasta.
Fonte: Fabiano Costa/G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.