RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 14 de julho de 2013

SENADOR ITALIANO COMPARA MINISTRA NEGRA A ORANGOTANGO.

Líder de partido anti-imigração Roberto Calderoli foi duramente criticado pelo primeiro-ministro Enrico Letta.
Cecile Kyenge é a primeira ministra negra da história da Itália.


Um importante senador italiano foi criticado pelo premier Enrico Letta neste domingo por comparar a primeira ministra negra na História do país a um orangotango, o último episódio racista em um país às voltas com a imigração. As declarações do parlamentar Roberto Calderoli repercutiram nas redes sociais e provocaram indignação.
Em comunicado, Letta classificou as palavras do senador de inaceitáveis. Calderoli, vice-presidente do Senado e líder do partido anti-imigração Liga Norte, argumentou mais tarde que ele estava fazendo uma piada e não quis ofender Cecile Kyenge, uma médica de origem congolesa que é ministra da Imigração do país.
Calderoli, conhecido por suas declarações polêmicas, declarou que Cecile “faz bem de ser ministra, mas deveria o ser em seu país”.
- (...) Eu me consolo quando navego na internet e vejo as fotos do governo. Adoro animais (... ), mas quando vejo imagens de Kyenge, não posso deixar de pensar em suas semelhanças com um orangotango, mesmo que eu não diga que ela seja um deles - afirmou.
A Liga do Norte não está no governo, mas tem sido o aliado mais próximo do partido de centro-direita do ex-premier Silvio Berlusconi, que é o principal parceiro de Letta no governo de coalizão. Cecile não quis comentar o assunto, segundo a imprensa italiana.

Fonte: O Globo, com agências internacionais
Foto: Gregorio Borgia/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.