RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 4 de junho de 2025

MPF ABRE PROCEDIMENTO PARA APURAR FALA DE JANJA APÓS AÇÃO DE NICOLAS

Acionado pelo deputado Nikolas Ferreira, Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento para apurar fala da primeira-dama Janja

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para apurar a conduta da primeira-dama, Janja Lula da Silva, após uma representação feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

A denúncia se refere a uma fala de Janja durante uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, e autoridades do governo chinês, na qual ela sugeriu maior controle de conteúdos publicados no TikTok no Brasil.

Segundo Nikolas, a manifestação da primeira-dama seria uma afronta à Constituição Federal ao solicitar interferência estrangeira na regulação de redes sociais no país.

“Janja afrontou a Constituição, a liberdade de expressão e a soberania nacional ao pedir ao governo da China que interfira no controle de conteúdos do TikTok no Brasil”, argumentou Nikolas.

A apuração do caso está a cargo da procuradora da República Luciana Oliveira, no Distrito Federal. Ela deverá decidir os próximos passos do procedimento, que inicialmente foi registrado como “notícia de fato”.

Em defesa de Janja, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que o objetivo da fala foi alertar para os riscos que o TikTok pode representar para crianças e adolescentes, e que não houve qualquer pedido de censura ou intervenção direta.

Fonte: Paulo Cappelli/Metrópoles

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.