RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

MINISTÉRIO DA SAÚDE UTILIZA UM SISTEMA DE VIGILÂNCIA PARA AVALIAR A SEGURANÇA DAS VACINAS CONTRA A COVID-19

O Ministério da Saúde utiliza um sistema de vigilância sensível para avaliar a segurança das vacinas contra a Covid 19 e dar resposta rápida a todas as preocupações da população relacionadas aos imunizantes. Essas atividades requerem notificação e investigação rápida e adequada de qualquer evento ocorrido.

O sistema de vigilância se dá em três passos: detecção, notificação e busca ativa de novos eventos, que possibilitam a investigação e classificação final de causalidade. Devido à necessidade de se estabelecer o perfil de segurança das vacinas aplicadas, o Ministério da Saúde orienta que todos os eventos, graves ou não graves, bem como os erros de imunização, sejam notificados no e-SUS Notifica. 

As queixas técnicas relacionadas à vacina deverão ser registradas no sistema Da Anvisa. A segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nos grupos de gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e lactantes. 

Para as mulheres, pertencentes a um dos grupos prioritários, que se apresentem nestas condições, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a paciente  e o médico.

Fonte:  Gláucia Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.