RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 17 de janeiro de 2021

ENFERMEIRO SALVA A VIDA DA PRÓPRIA MÃE APÓS PARADA CARDÍACA: "PASSOU UM FILME NA CABEÇA"

Atendimento imediato prestado pelo profissional fez com que o sangue continuasse circulando e evitasse a morte da mulher, em Guarujá, no litoral paulista.

Um enfermeiro salvou a vida da própria mãe após uma parada cardíaca em Guarujá, no litoral de São Paulo. Graças à massagem aplicada rapidamente pelo filho, a paciente foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento Doutor Matheus Santamaria (UPA) e já está consciente.

Matheus Henrique Teixeira dos Santos, de 24 anos, que trabalha como enfermeiro, decidiu visitar a mãe na noite de domingo (10), acompanhado por sua esposa, a professora e atleta de taekwondo Alessandra Aguiar, de 22.

De acordo com Alessandra, o casal foi à casa da mãe de Matheus para que ela aplicasse um produto de hidratação no cabelo do filho. Contudo, durante a aplicação, a dona de casa Vera Lúcia Teixeira, de 57 anos, que sofre de arritmia cardíaca, começou a passar mal. “Ela olhou nos meus olhos e foi caindo”, relembra a atleta. Logo em seguida, o casal percebeu que Vera Lúcia estava desmaiando e a socorreu antes que ela caísse no chão.

O enfermeiro, então, viu que a mãe estava ficando com o rosto roxo, sentiu seu coração, viu que ela não estava mais respirando e começou a aplicar uma massagem cardíaca, procedimento que já havia executado em seu local de trabalho.

“No momento, eu não me senti um profissional da saúde. Não conseguia pensar que eu sabia fazer aquele procedimento. Eu só fiz. Não sei até agora como consegui fazer aquilo. Estava com medo de perdê-la, mas Deus me deu forças para continuar ali e não desistir”, conta Matheus.

Segundo Alessandra, o padrasto do profissional, que é médico, estava no local no momento do ocorrido, mas não conseguiu agir, por conta do desespero. Ela precisou mediar a situação e acalmar o marido. “Ele pedia para a mãe não morrer, falava com ela e pedia a Deus, muito nervoso. E eu dizia: 'ela não vai morrer. Você sabe o que fazer, fica calmo, você consegue'”, explica.

A família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que demorou cerca de 15 minutos para chegar à residência. A equipe conseguiu reanimar a paciente ainda no local e a encaminhou ao hospital.

Conforme explicou o médico que atendeu a ocorrência à família, a massagem de Matheus nos primeiros 15 minutos foi o que salvou a mãe, pois permitiu que o sangue continuasse circulando no corpo.

O casal conta que a dona de casa não se lembra do ocorrido, pois estava desacordada, mas quando soube o que o filho fez por ela, se emocionou muito e só conseguia retribuir com sorrisos.

A reação foi suficiente para acalmar Matheus. “Ajudar um desconhecido já causa uma felicidade imensa, mas, depois que caiu a ficha de que salvei a vida da minha mãe, eu pude perceber que foi o maior troféu da minha vida. Passou um filme na cabeça. Nada chega perto da satisfação, felicidade e gratidão que tenho hoje”, ressalta o profissional.

Apesar do susto, o quadro clínico de Vera Lúcia foi estabilizado e ela segue em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Enquanto isso, Matheus aguarda pela volta da mãe para casa. “Tudo que quero agora é que ela se recupere logo e possa estar do meu lado”, finalizou.

Fonte: Luana Chaves, G1 Santos

Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.