RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

EM VOLUMES MENORES, ÓLEO SEGUE AVANÇANDO E JÁ ATINGIU 99 LOCALIDADES, SEGUNDO O IBAMA

Bahia, Alagoas e Espírito Santo são os três estados com mais praias ainda com vestígios de óleo; mais da metade das localidades atingidas é considerada limpa.

Tratado pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) — formado pela Marinha, Agência Nacional do Petróleo e Ibama — como um problema praticamente resolvido, que "caminha para a normalidade", o óleo derramado no litoral brasileiro continua atingindo novas áreas, ainda que num ritmo mais lento e em volume menor.
É isso o que mostra o último boletim do Ibama sobre as manchas, divulgado nesta quinta-feira, e que cobre o período de 8 a 15 de janeiro. Ele indica que 999 localidades já foram atingidas desde o início da crise, em 30 de agosto passado, em todos os nove estados do Nordeste, mais Espírito Santo e Rio de Janeiro.
São duas localidades a mais em relação à última vistoria — uma no Ceará, outra em Alagoas —, que cobriu o período de 3 a 8 de janeiro. Por "localidade", o Ibama entende uma área de 1 km ao longo da costa. Portanto, uma mesma praia pode possuir várias localidades, dependendo de sua extensão.
O instituto também faz distinção do volume de óleo nos respectivos locais atingidos. Segundo o boletim atualizado ontem, a maioria das localidades atingidas desde o início estão limpas: ao todo, 566 (56,6%) foram oleadas em determinado momento mas não tiveram petróleo observado. Na sequência, 433 localidades (43,3%) apresentam vestígios esparsos de óleo. Nenhum local apresentou manchas expressivas, que representem 10% de concentração.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: O Globo
Foto: Fotoarena/Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.