Menino de Santa Terezinha de Itaipu tem laringomalácia severa.
Procedimento deve ser feito em São Paulo, de acordo com a família.
A mãe Lilian dos Santos Variani decidiu organizar uma rifa para pagar uma cirurgia de R$ 60 mil para o filho, de um ano e cinco meses, que tem laringomalácia severa – uma doença que atinge a laringe da criança a impedindo de respirar e comer. A família, que mora em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, diz que o procedimento só é realizado em São Paulo.
Desde o nascimento de Elias Samuel, eles lutaram para ter o diagnóstico correto. Logo depois do parto, o garoto já recebeu tratamento intensivo.
“Quatorze horas depois [de nascer] ele foi transferido para a UTI. Ele nasceu em um hospital e foi levado para outro. Quando ele veio para casa, já estava com quatro meses e usava oxigênio”, contou a mãe Lilian Variani.
Hoje, Elias Samuel se alimenta por uma sonda e tem uma abertura na traqueia para poder respirar.
A médica que diagnosticou a doença é de São Paulo e não atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ciente da condição financeira da família, ela não cobrou pela consulta e orientou pela cirurgia.
A família precisa levantar o dinheiro em 60 dias para evitar que a criança passe por procedimentos agressivos e que não irão resolver o problema. De acordo com a mãe, a família tentou a liberação da cirurgia junto à 9ª Regional de Saúde do Paraná, porém o pedido foi negado.
“Nós, enquanto gestores públicos, só podemos encaminhar esta criança para fora do estado, quando esgotadas as possibilidades internas, que não é o caso”, disse Ademir Ferreira de Souza que é chefe da 9ª Regional de Saúde. A orientação de médicos locais é para um tratamento conservador e realização da cirurgia quando a criança tiver seis anos.
Diante da negativa, a família vende as rifas por R$ 30,00. Serão sorteados produtos, que foram doados por pessoas que se sensibilizaram com a história Elias Samuel, e uma moto. Também haverá um bingo em Santa Terezinha de Itaipu no dia 22 de novembro.
ASSISTA O VÍDEO AQUI
Fonte: http://g1.globo.com/ , com informações da PRC Foz do Iguaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.