RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

PROCESSO DE FEDERALIZAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE CAICÓ PODE LEVAR ATÉ TRÊS ANOS.

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Professor Newton Lima esteve nesta quinta-feira (12) em Caicó, conhecendo a estrutura do Campus da UFRN e o Hospital Regional do Seridó, que está em processo de federalização. Na Universidade, Newton teve a oportunidade de se reunir com autoridades, políticos, estudantes, professores e profissionais de saúde para explicar todos os passos do processo de tornar o Hospital Regional em Universitário. A senadora Fátima Bezerra e a reitora da UFRN, Ângela Paiva acompanharam a comitiva do presidente.
Ao Blog do Marcos Dantas, Newton Lima explicou que o primeiro passo é a UFRN e o Governo do Estado terem interesse na federalização. “Em a reitoria da UFRN e o Governo se entendendo neste tema, naturalmente caberá a nós da EBSERH, que já administramos os três hospitais do Complexo da Universidade, em Santa Cruz e os dois da Capital, e nós aí entraríamos para poder fazer todo o trabalho de direcionamento, de força de trabalho do hospital”, destacou.
Newton acredita que o processo até a conclusão da federalização deva demorar uns dois anos e meio. “A integração do patrimônio é uma coisa, e a outra coisa é a força de trabalho que é concurso público, com regime CLT para todos os trabalhadores, que chamamos de empregados públicos. Teríamos concurso público nacional para médicos, enfermeiros, pessoal administrativo. Normalmente quando existe um acordo, uma transição leva em torno de dois anos, mais meio ano para o concurso”.
Além de torcer para que a federalização aconteça, Newton não esconde os benefícios que Caicó e região ganhariam. “É uma injeção direta de recursos, inclusive da União na Folha de Pagamento. Quem cobre a folha de pagamento é o Ministério da Educação. Os salários são muitos bons e é uma transformação impressionante nas cidades em que a EBSERH entra para administrar o patrimônio da UFRN. O primeiro passo é sair do Estado e ir para a Universidade. Aumenta força de trabalho, consequentemente os serviços ofertados para a população, além de residência médica para os profissionais, o que é essencial para a formação dos novos profissionais”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.