MAYCON JOSÉ VERÍSSIMO DE OLIVEIRA, (PRB), ELEITO COM 12,43% DOS VOTOS VÁLIDOS, É QUEM VAI COMANDAR O LEGISLATIVO PILONENSE NO BIÊNIO 2015/16. DENTRE OS PRINCÍPIOS DA NOVA GESTÃO, MAYCON TEM INTENÇÃO DE ECONOMIZAR PARA TRAZER MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA OS EDIS.
ESTA ENTREVISTA FOI CONCEDIDA NO DIA 06 DE DEZEMBRO ÚLTIMO.
COMO É SER VEREADOR DE PRIMEIRO MANDATO E NO 2º BIÊNIO JÁ OCUPANDO A PRESIDÊNCIA DO LEGISLATIVO?
Vejo como uma grande responsabilidade. Também, como uma clara expressão de confiança dos meus pares em ter confiado, tendo eu apenas 25 anos e já ocupando tão honroso cargo. A responsabilidade que me foi dada, quero que saibam que haverei de honrar, como tenho honrado a vaga de vereador concedida pelo povo de Pilões. Tenho o dever de ser coerente e eficiente, administrando o legislativo voltado para este povo que acreditou em nós. Quero que saibam que a Casa Legislativo estará sempre aberta para ser questionada. Espero contar com a participação popular, como uma forma de maior interação do povo para com os seus legisladores. Exijo ser fiscalizado pelo povo. Aliás, fiscalizar as ações dos vereadores de Pilões.
VOCÊ CITA A NECESSIDADE DO NOVO EM SUA GESTÃO. QUAIS AS IDEIAS QUE O NOVO PRESIDENTE DESEJA IMPLANTAR?
Um projeto de autoria de Ivanaldo, que infelizmente não foi dado continuidade pela presidência anterior, que tinha o vereador Josivan como ocupante da presidência, que são as sessões itinerantes. É uma das prioridades da nossa gestão. Quero tornar corriqueira, comum, as sessões que possibilitarão os debates junto da população rural. Sei que muitos desejam assistir uma sessão, porém, a distância até a sede do município, dificulta a vinda destas pessoas, desdes cidadãos. Já que algumas vezes não é possível vir até a câmara, a própria câmara vai até eles. É uma forma de politizar o povo. A ultrapassada e retrógrada ideia de querer que o povo seja leigo, acabou. Hoje, os tempos são outros. Temos que deixar o povo que nos elegem, estejam cientes de quem é quem na política do município.
Outro Projeto interessante, de autoria de Josivan Sobrinho, que haveremos de dar continuidade, é pertinente ao parlamento jovem. Apesar do ex-presidente não ser integrante do nosso bloco político, entendo que se faz necessário. Vamos fazer com que a criança e adolescente de hoje, seja o cidadão mais consciente e melhor politizado de amanhã.
A NÃO REALIZAÇÃO DE SESSÕES ITINERANTE NA GESTÃO JOSIVAN SOBRINHO, FOI COBRADO PELO SENHOR DURANTE OS DOIS PRIMEIROS ANOS DESTE MANDATO?
Sim. Não só cobrei a implantação destas sessões, como o próprio vereador Josivan, antes de ser presidente, cobrou de Ivanaldo, quando o mesmo era o presidente. Quero que fique claro, que faremos uma gestão sem bandeiras políticas. Independente de quem seja o autor. É benéfico para o município de Pilões, estaremos defendendo.
O fato de Josivan não ter dado continuidade ao Projeto de Ivanaldo, não será motivo para fazer o mesmo e esquecer as ideias defendidas por ele, por ser contrário ao nosso bloco político. Somos vereador de Pilões e devemos por ela, trabalhar.
Por vezes cobrei do ex-presidente, quando ocupando do cargo, não só a realização destas sessões itinerantes, como a prestação de contas da câmara de vereadores de Pilões. Nunca obtive êxito.
É fundamental a participação popular nas nossas reuniões, para que se faça uma comparação do antes e do agora. Não quero desmerecer a gestão de Josivan Sobrinho, mas saibam que deixarei um legado de trabalho para meu povo, para meu município. Sei que cada um presidente teve o seu trabalho e que deve ser respeitado. Porém, gostaria muito que após o término deste biênio 2015/16, haja uma comparação entre os dois mandatos. Farei o que for necessário para que a nossa administração seja lembrada como uma das melhores do nosso município de Pilões.
COMO O SENHOR ESPERA ENCONTRAR AS FINANÇAS DO LEGISLATIVO MUNICIPAL, ASSIM COMO A ESTRUTURA DA CASA.
As finanças, já sabemos, se tiver algo em caixa, terá que ser repassado para o executivo. Mas creio que nada tenha que deva ser devolvido. A dificuldade financeira parece ser grande. Alguns funcionários já me repassaram que havia meses atrasados. Mas, na minha gestão, creia, não haverá está preocupação, por que o orçamento da câmara é contínuo. Não há oscilação. Sabendo disso, só pagaremos o que estiver disponível. A minha verdadeira preocupação, é com a estrutura física. Durante este período que Josivan Sobrinho administrou a câmara, nada foi adquirido. Tudo que usamos nestes dois anos, foi comprado pelos presidentes anteriores ao presidente Duvan. São equipamentos adquiridos pelos então presidentes, Risonaldo; Leidiana; Ivanaldo e até mesmo de Luís Aquino, que já fazem 8 anos que foi presidente. Haverei de administrar com o que tiver disponível, repito. Ao longo do meu mandato, haverei de economizar para melhorar as condições dos vereadores de trabalhar. Já em janeiro, haverei de mandar fazer uma correção na parte de madeira do telhado. Já vi uma parte do forro cair e tenho receio que possa cair outra parte em cima dos vereadores ou do povo que estiver prestigiando uma sessão. Juntaremos cada centavo. Nestes dois últimos anos, não vimos um só prego ser colocado na câmara de vereadores de Pilões. Nenhum vereador tem ao menos uma credencial para apresentar-se como legislador municipal.
DIANTE DESTA SITUAÇÃO, QUAL A NOTA QUE O SENHOR DARIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DUVAN?
Para ser bem complacente com o presidente Josivan, sendo razoável pela parte de gestão, daria uma nota 4,0 pelos serviços prestados ao legislativo. O concurso público, foi uma das poucas ações benéficas do presidente Duvan. Além dos vereadores não terem uma carteira que o identifique como legislador do município de Pilões, temos 3 microfones disponíveis. Temos 3 mesas, com 3 vereadores cada mesa. Assim, fica um só microfone para cada edil. Na sessão que definiu o preesidente para 2015/16, no vídeo que há na internet, ver-se claramente que eu dou 3 ou 4 voltas no fio do microfone para que funcione. Se fez necessário o auxiliar do assistente de som para que fosse possível funcionar. Usar a palavra na tribuna é um desconforto nítido.
Farei o que for possível para que o futuro presidente em 2017/18 não passe pelo que passarei no meu mandato de presidente.
O SENHOR FRISOU O ATRASO EM SALÁRIOS DOS SERVIDORES DA CÂMARA. NÃO É TAMBÉM CULPA VOSSA COM ESSA QUESTÃO, POR POSSIVELMENTE NÃO TER COBRADO A ATUALIZAÇÃO DESTES SALÁRIOS?
Não. O atraso ao qual me refiro, é de uma auxiliar responsável pelo som da câmara. Os servidores são nomeação do presidente. Também, não transmitiram a minha pessoa, particularmente. Os servidores comissionados, estão em dia. Refiro-me ao auxiliar de som. Isso, o servidor em tela. Quanto me citou, tinha 4 meses atrasado.
Alguns vereadores me repassaram que o INSS não estava sendo repassado. Haverei de fazer uma consulta ao INSS e ver se há atraso no repasse desta contribuição. Havendo, irei mostrar mais um ato de ineficiência do então presidente Josivan Sobrinho.
PERCEBE-SE QUE O SENHOR TEM UMA APTIDÃO POLÍTICA CONSIDERADA. POR SER JOVEM E JÁ PRESIDENTE DO LEGISLATIVO DE PILÕES, ISSO LHE CREDENCIA PARA GALGAR UM DEGRAU MAIOR JÁ EM 2016?
Quem vai lhe responder essa pergunta, é o povo de Pilões. Sou servo da população pilonense e estarei servindo-a onde for do interesse deste povo. Haverei de dar o meu melhor e os verdadeiros "donos" do mandato, o povo, é quem decidirá. Meus conterrâneos foram bons por demais para comigo, quanto me indicaram para representá-lo. Isso é a prova de que acreditaram em mim. Meu trabalho dirá se a credibilidade aumentou ou diminuiu. Veremos em 2016 qual a escolha deste povo.
Sou político por vocação, mas é mais que justo dizer que quando decidi candidatar-me, tive o apoio de duas figuras políticas do município que são fundamentais na minha trajetória. Minha votação foi fruto da minha capacidade como ser humano, aliada a lideranças que repassaram ao povo minhas condições de desenvolver um trabalho digno. Hoje, este povo ser que tenho as credenciais necessárias para permanecer na política.
Tive 674 votos, que correspondem a 12,43% dos votos válidos. Para se ter uma ideia, Amanda Gurgel, em natal, teve 5% da votação e conseguiu por média, levar para câmara da capital, vereadores com 500 votos. Isso dar uma dimensão da significância da minha votação, em termos percentuais.
Meu objetivo é chegar a cadeira do executivo municipal. Mas sei esperar. Sou muito novo e aguardarei o momento certo. Estou político e assim permanecerei. Mas quem vai definir para que cargo irei, é o povo.
COMO VOCÊ VER A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO DE PILÕES, CHAGAS.
Foi reeleito e isso por si só já responde parte da sua pergunta. Além disso, teve uma cassação, mas voltou por que não seria exatamente o que tanto comentou-se. Sabemos que há uma oposição considerada em Pilões. É forte e tem seus méritos junto ao povo. Mas Chagas tem mostrado que tornou-se liderança no município pelo trabalho. Pelo modo de gerir os recursos públicos. Tem o que melhor? Tem, sempre terá. Mas no âmbito geral, é digo de louvores o modelo administrativo implantado no município.
ASSIM, PELA SUA RESPOSTA, VER-SE QUE O SENHOR CONCORDA QUE TER O APOIO DE CHAGAS EM 2016 É FUNDAMENTAL PARA SER ELEITO?
Claro e evidente. Ter o apoio do prefeito de qualquer cidade, é um grande passo para a vitória.Os serviços prestados pela administração municipal durante a gestão de Chagas, credencia qualquer candidato a sair vitorioso. Agora na eleição da câmara, foi muito importante para a viabilização do meu nome.
JÁ SE COMENTAM NOMES. DENTRE ESTES, O DA SECRETÁRIA MUNICIPAL LUANA E O SEU. LUANA E MAYCON SÃO OS NOMES DE PONTA DENTRO DA BASE DE SUSTENTAÇÃO PARA A SUCESSÃO CHAGAS?
Na verdade, nos últimos dias, nomes como o de Luana; William e Filomena, são figuras de destaque na administração municipal. Mas não posso negar que já cita-se o nosso nome para dar continuidade ao governo Chagas. Dentro de uma democracia, o melhor nome deve prevalecer e o melhor nome deve ser oriundo da opinião popular. Assim, acredito, será definido no tempo certo qual o candidato de Chagas para o embate de 2016.Que fique claro, temos bons nomes para a apreciação do nosso povo.
O SENHOR FOI AUTOR DE DENÚNCIAS CONTRA A PESSOA DE JOSIVAN SOBRINHO, QUANTO AO ACÚMULO DE CARGOS. O QUE O SENHOR TEM A DIZER SOBRE ISSO?
Eu fui autor desta denúncia, devidamente assinada. Não foi feita anonimamente. Também tive que entrar com outra ação contra a câmara, devido ao cargo de contador. Por ser estudante de direito e amante da lei, o que entendo que não esteja dentro do que e justo, assim farei.
Com relação a denúncia por acúmulo de funções, foi feita devido a aparente impossibilidade de conciliação de horários. Imagine, um servidor ter um cargo efetivo em Sousa, Paraíba, além de ter
que cumprir 40 horas em Parnamirim e prestar serviços ao legislativo de Pilões;
Fica evidente a ineficiência de um ou outro cargo. A Constituição Federal, em seu artigo 37 é clara, quando diz que é possível o acúmulo de duas funções, não de 3 funções. Quem tem respeito ao que é direito e justo, que tem atenção a legalidade, não se dispõe a contrariar a Lei Maior.
Já em outra irregularidade que entrei com mandado de segurança, foi com relação ao teto do contador da câmara. Um edital de convocação, divulgou que seria a remuneração de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais). Em lei, aprovamos a Lei 304 que narra que a remuneração em R$ 900,00 (Novecentos Reais). Um aumento de mais de 100%. É grave. Isso viria a criar um série de problemas para o futuro presidente, independentemente de quem fosse. A justiça determinou em caráter liminar, que fosse cumprido a Lei aprovada. Mandando que o então presidente retificasse o edital, sob pena de multa de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) ao dia.O edital então foi modificado.
É VISÍVEL QUE SUA FALA É PREPARATÓRIO PARA OUTRA FUNÇÃO POLÍTICA EM BREVE, NO MUNICÍPIO DE PILÕES. SINTETIZANDO: MAYCON VERÍSSIMO É CANDIDATO A PREFEITO EM 2016?
Em 2016, caro Mozart Maranhão, Maycon Veríssimo é candidato, sim. Agora, não posso lhe garantir para que cargo.Repito, como disse anteriormente: quem vai definir é o povo. O povo é quem vai dizer-me qual cargo haverei de disputar. É necessário o crivo popular. Estarei pronto para apoiar o nome que o povo entender. Entretanto, terá que ser um nome que reúna as qualificações necessárias
para gerir os rumos do nosso município. é fundamental ser dono de um perfil técnico. Pilões tem a necessidade de continuar crescendo. Teremos que ter um gestor futuro, compromissado com o progresso de Pilões, de mãos dadas com a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.