RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 25 de julho de 2013

UERN REALIZA PRIMEIRO DEPÓSITO DE PATENTE NO INPI.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou este mês o primeiro depósito de patente no Instituto Nacional de Pesquisa e Inovação (INPI). O processo foi feito através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
O pedido de patente, intitulado "Processo de Produção de Biocopos e Bioutensílios Descartáveis e Biodegradáveis a Partir do Bagaço do Pseudofruto do Caju (Anacardium occidentale L.)" foi produzido pelo professor-doutor Carlos Henrique Catunda Pinto. O docente é do Departamento de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat).
Carlos Catunda passou dois anos dedicando-se ao estudo. Ele explica que todo o processo de fabricação do produto 100% sustentável e que utiliza uma matéria-prima abrangente no solo potiguar - o resíduo do caju - segue em sigilo até que seja liberada a patente. Um protótipo do produto foi realizado de forma artesanal no laboratório do professor, mas o objetivo é que ele seja produzido em escala industrial.
Segundo o professor Henrique Jorge Holanda, coordenador do NIT, com esse depósito, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Uern começará a construir um banco de produtos inovadores que podem ser futuramente negociados com as empresas privadas.
Ele enfatiza que a Universidade está contribuindo com a comunidade através da criação de produtos inovadores que ajudam as pessoas a resolverem seus problemas. Além disso, esses produtos poderão ser negociados e, dessa forma, gerar mais recursos para a realização de novas pesquisas na instituição.

Fonte: O Mossoronese
Foto: Luciano Lellys

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.