RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 9 de julho de 2013

CARAVANA SEM AFTOSA TRAZ RESULTADOS POSITIVOS PARA O REBANHO DO RN.

A 1ª Caravana RN Sem Aftosa já pode ser considerada uma estratégia vitoriosa de mobilização da classe produtiva potiguar. O alerta dos técnicos do IDIARN - Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - para a importância da vacinação e declaração do rebanho foi um incentivo para os criadores compareceremaos locais de revenda de vacina contra a aftosa e,o mais importante, a declararem que o rebanho foi vacinado. Para oficializar a vacinação do gado, os criadores foram até os escritórios da EMATER e Unidades do IDIARN para solicitar a documento. Segundo Leonice de Freitas, diretora geral do IDIARN, “os resultados são animadores considerando que já superamos em 30% a quantidade de doses de vacinas comercializadas em todo Estado”.
A Caravana visitou 11 ULSAVs(Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal) nos municípios deSanta Cruz, Currais Novos, Caicó, Umarizal, Pau dos Ferros, Mossoró, Assú, Lajes, São Paulo do Potengi, João Câmara, e Nova Cruz, durante uma semana.
Até o dia 15 de julho, os criadores ainda podem informar sobre a vacinação. Essa declaração é tão importante quanto a vacina, pois é requisito para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mantenha a classificação atual do Rio Grande do Norte como “Área Livre de Aftosa com Vacinação”, que exige um índice vacinal superior a 90% do rebanho. O IDIARN destaca que declaração de vacina é obrigatória e necessária também para que o criador possa solicitar ao órgão a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para transportar seu rebanho pelo estado. Leonice Freitas ainda informa que a multa para quem não declarar a vacina chega a R$ 212,00 por animal. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) também vai fortalecer a campanha e, a partir do dia 16 de julho, vai exigir a Declaração para a venda de milho subsidiado aos produtores.
A Caravana da Aftosa contou com o apoio de Prefeituras Municipais e a participação de Secretários Municipais de Agricultura.

Fonte: Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.