RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 4 de outubro de 2025

NEPOTISMO À VISTA: SOBRINHA DO PREFEITO, SECRETÁRIA DE SAÚDE ENFRENTA CRISE E TEM MARIDO COM PORTARIA DA EDUCAÇÃO

Nos últimos dias, moradores de Itatira têm levantado questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse envolvendo a atual secretária de Saúde do município de Itatira, Tamara Soares. Além de ser sobrinha do prefeito Zé Dival, a gestora da pasta enfrenta novas críticas após vir à tona que seu marido possui uma portaria na Secretaria Municipal de Educação. A informação, levantada pela própria população, é assunto trivial na cidade, especialmente em certos grupos políticos locais, pelo histórico de escândalos recentes e do desgaste na área da saúde.

Dentro do contexto da gestão pública a Constituição Federal e a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal vedam o nepotismo na administração pública direta e indireta, buscando impedir favorecimentos baseados em vínculos familiares. Embora seja necessário verificar cada caso concreto, situações como nomeações de parentes ou cônjuges em cargos públicos costumam ser analisadas com lupa por órgãos de controle e tribunais, já que podem configurar quebra dos princípios da moralidade e impessoalidade previstos no artigo 37 da Constituição.

A secretária de Saúde, que já vinha sendo alvo de fortes críticas por descasos na área, como a precariedade dos serviços de transportes para pacientes e outros agravos no sistema de saúde municipal, vê agora seu nome associado a um debate ainda mais delicado. Em um momento em que a confiança na gestão pública é fundamental, a sobreposição de laços familiares com funções estratégicas no Executivo municipal acende um alerta para a necessidade de transparência, planejamento e imparcialidade.

Recentemente, funcionários ligados a secretária, postaram vídeos apoiando a gestora da pasta, em meio as fortes turbulências que balançam sua gestão, por outro lado, alguns aliados da gestão na qual Tamara é secretária, já teceram críticas recentemente na câmara municipal, o que levanta dúvidas sobre sua idoneidade para exercer o cargo, outro assunto que gerou debate, foi a denúncia do vereador Ermeson, que criticou a falta de atitude da secretária em não dar apoio logístico/profissional, em casos específicos de perdas que abalem a população local.

Fonte: TV Canindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.