RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 11 de agosto de 2024

MAIS DE CEM CIDADES TÊM UM ÚNICO CANDIDATO A PREFEITO

Nesses municípios, basta um único voto para chegar ao poder. Maior parte dos casos está no Rio Grande do Sul.

Eleitores de Itinga (MG), cidade de 15 mil habitantes localizada no Vale do Jequitinhonha, andam reclamando da falta de emoção na disputa pela prefeitura nas eleições 2020. Antes mesmo de irem às urnas no dia 15 de novembro, eles já sabem quem será o próximo prefeito. O advogado e ex-procurador do município João Bosco Versiani Gusmão (PP), de 37 anos, é o único candidato. Sem concorrente, está eleito mesmo que receba um único voto. Ou seja, basta ele votar em si mesmo para assumir o comando da cidade.

Igual a ele há outros 116 candidatos na mesma situação pelo País nestas eleições, como mostra levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) como base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número revela um aumento das candidaturas únicas em relação a 2016, quando não houve disputa em 97 cidades.

"Os eleitores reclamam que a eleição ficou sem graça. Eu não reclamo. Prefiro mil vezes assim que uma disputa acirrada. Emoção eu já tive no período da pré-campanha", disse o candidato único de Itinga ao Estadão.

Apoiado pelo atual prefeito, Adhemar Marcos Filho (PSDB), Bosquinho, como é conhecido, afirmou que sua candidatura única se deve a um acordo na cidade que uniu diversos partidos (PP, PSC, PV, Avante e Solidariedade). Ajudou também o fato de seu opositor Charles Azevedo Ferraz, do Podemos, não ter conseguido se lançar candidato.

O adversário político já foi prefeito por três vezes quando era filiado ao PT. Após mudar de partido, tentou voltar à prefeitura em uma dobradinha com o Republicanos. No dia da convenção, o partido aliado que indicaria o vice não apareceu e a candidatura não foi lançada. Agora, Charles faz campanha pela cidade para que Itinga vote nulo.

LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Camila Turtelli e Jussara Soares/Terra

Foto: Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.