A senadora Leila Barros (Cidadania-DF) é a nova Procuradora da Mulher no Senado. Ela havia sido eleita pela bancada feminina para o biênio 2021-2023, no lugar da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), e agora foi nomeada para o cargo pelo Presidente do senado, Rodrigo Pacheco. O anúncio foi feito na sessão deliberativa desta terça-feira (24) pela líder da bancada feminina, senadora Simone Tebet (MDB-MS).
Criada em 2013, a Procuradoria Especial da Mulher busca inserir o Senado de forma mais efetiva no debate sobre questões de gênero e no esforço para a promoção de igualdade entre mulheres e homens. Ao desejar boa sorte à nova Procuradora, o Presidente do Senado afirmou que os direitos das mulheres são uma pauta de todos os senadores.
Leila Barros citou a união da bancada feminina e destacou que, independentemente dos campos de atuação de cada uma, todas se unem para aprovar pautas fundamentais para as mulheres. Ela prometeu se empenhar na nova função.
— Agora é trabalhar. Quando a gente vê esses números absurdos da violência contra a mulher, que nos assustam e afligem o nosso coração, isso nos faz estar mais alertas e conscientes dessa missão. O senhor pode ter certeza que vou me dedicar ao máximo à esse posto e tentar honrar ao máximo o trabalho do Senado e acima de tudo a bancada feminina nesta Casa — disse Leila Barros.
Ao fazer o anúncio da nomeação, Simone Tebet afirmou que as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado são as duas maiores caixas de ressonância da sociedade quando o assunto é violência contra a mulher.
— Quando a mulher, de alguma forma, se sente ameaçada e vai até as ONGs, as sociedades civis, essas entidades procuram o Congresso Nacional, porque sabem que aqui há homens e mulheres prontos para atender, seja no aperfeiçoamento da Lei Maria da Penha, seja no endurecimento das penas no Código Penal, seja pelo acolhimento que as Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado fazem.
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) afirmou que a Procuradoria da Mulher do Senado criou um “efeito cascata do bem” ao servir de referência para a criação de estruturas semelhantes nos estados e municípios.
Nilda Gondim (MDB-PB) e Daniella Ribeiro (PP-PB) também comemoraram a nomeação e elogiaram o trabalho de Leila. Para elas, a senadora cumprirá bem seu papel.
Fonte: Agência Senado
Foto: Leopoldo Silva

Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.