A secretaria de saúde de Frutuoso Gomes, juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial Vereador José Araújo Carlos - CAPS I, lançaram no dia de hoje, a Setembro Amarelo. Evento que é uma campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, criada no ano de 2014 junto ao Conselho Federal de Medicina - CFM.
Por meio dela, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.
Dentre as atividades, um saudável bate-papo com a psicóloga Mikelly Freire, o médico Hiago Jácome e a Assistente Social Andrea Cavalcante ocorrerá no próximo dia 09 de setembro.
Durante todo o mês de setembro, também acontecerá na recepção da UBS José Ginaldo, salas de espera sobre o tema da campanha.
Divulgue a campanha para os seus amigos e familiares, nos ajude a salvar vidas. Participe da campanha durante todo o ano.
Em contato com o blog RN POLÍTICA EM DIA, a prefeita Jandiara Jácome expressou a importância da instituição do mês Setembro Amarelo:
"Uma das formas de prevenção, é estar atento aos sinais de alerta. Isso inclui verbalizar sobre ideação suicida, isolar-se, sentir-se um fardo para os outros, sensação de vazio, desesperança, dor insuportável, mudanças de comportamento, uso de substâncias e tomar precauções para cometer suicídio. Mais do que uma campanha de conscientização, esta campanha destaca a necessidade de praticar empatia pelo próximo. Não se deve julgar ou criticar a pessoa com ideação suicida. Ouvir a pessoa com tempo, cuidado, respeito, atenção e orientá-la a buscar ajuda especializada pode fazer uma diferença enorme nessa situação. E é por isso que nossa equipe da secretaria de saúde e do CAPS I empreendeu esforços para que possamos ajudar possíveis amigos a migas que estejam vivenciando situações parecidas. Devemos cuidar um do outro para vencermos as dificuldades", disse Janda Jácome, prefeita de Frutuoso Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.