O deputado estadual Bernardo Amorim, concedeu entrevista na noite de ontem, a TV Band, no programa Band Entrevista, sob o comando dos jornalistas Roberto Medeiros e Rodrigo Loureiro.
O deputado foi questionado sobre quatro pontos de grande relevância para o Rio Grande do Norte e falou do sentido partidário dele.
SOBRE O INCÊNDIO NA SERRA DO LIMA
O deputado entende que o estado do Rio Grande do Norte, subestimou o incêndio na cidade de Patu. "Muita mata foi queimada e fatalmente diversas espécies de animais foram mortos. O Santuário do Lima, um dos mais importantes destinos religiosos do RN, correu grande risco de ser consumido pelo fogo, mas graças a DEUS escapou da destruição", assegurou Bernardo Amorim.
O deputado Dr. Bernardo, entende que necessário seria a intervenção de ajuda do governo federal, para conter os focos de incêndio que consumiram parte da Serra do Lima, tendo em vista que a informação que chegou ao Coronel Araújo, que foi o fogo estaria controlado, porém, na terça-feira à noite, a situação agravou-se. O gabinete do deputado Dr. Bernardo, enviou ofício ao Ministro Ricardo Salles solicitando o apoio devido, e que contou também com o apoio do ex-deputado federal e homem de grande influência, hoje, em Brasília. Entretanto as forças armadas somente poderia ser acionadas, se o incêndio fosse em área de proteção e preservação ambiental federal, o que não é o caso da nossa Serra do Lima. Exceto que houvesse um contato por parte do governo Fátima Bezerra. Acionado, o governo do estado entendeu que não seria necessário, por novamente entenderem que a situação estava controlada. Segundo o deputado deu à entender, muito focos não ficam visíveis durante o dia. o problema é que ao escurecer, aí sim, fica evidenciado a presença destes. E a dificuldade é maior em combatê-los. "Agora, creio, não há o que se queimar mais. Tudo que havia, foi destruído, exceto o nosso Santuário do Lima", afirmou o deputado.
FRENTE PARLAMENTA MUNICIPALISTA
Bernardo Amorim fez uma ampla explanação desta instituição que busca auxiliar os municípios do RN:
"Essa ideia de criar uma entidade que representasse de forma mais efetiva os municípios do RN, partiu de quatro atuais deputados, que foram prefeitos e entendem muito bem a dificuldade que é governar um município. Eu, que fui prefeito de Almino Afonso, Galeno Torquato, que governou São Miguel, Tomba Farias, que administrou Santa Cruz e Francisco do PT, que foi gestor de Parelhas. Avançamos em alguns pontos, como o pagamento da farmácia básica, que estava atrasado faz anos, o PETERN, que é a contrapartida do estado para com o transporte de estudantes e outras vitórias. Em breve teremos nossa reunião, para sanar outras questões. Inclusive, reavaliar a questão da farmácia básica.
Quanto a questão do PROED, vamos tratar deste assunto melhor. Já tivemos uma primeira conversa, a Frente Parlamentar Municipalista, FEMURN e entidades empresariais, mas vamos discutir melhor e mais detalhadamente. Natal, por exemplo teria uma perda de R$ 1.600.000,00 por mês. Não se faz uma mudança dessa por decreto, somente. Temos que discutir e chegar a um fator comum, que beneficie a todos. Além de que, os municípios entendem que a inconstitucionalidade nesta nova forma que agir", esclareceu Dr. Bernardo.
SAÚDE
Dentre tantos problemas, que são muitos, a regulação para certos procedimentos, somente por meio de Pau dos Ferros, prejudicando em muito os pacientes, é um dos casos mais discutidos. Diz Bernardo Amorim:
A saúde do Rio Grande do Norte, é dramática. A regulação somente em pau dos Ferros, para depois receber um novos encaminhamentos, isso não existe. Perca de tempo e na maioria dos casos, perdas irreparáveis, afinal estamos lidando com vida. E, depois de um paciente morrer, não há mais o que fazer, a não ser a saudade. Saúde é prioridade total, concordemos".
Quanto a interiorização do SAMU, o médico/deputado disse:
"Eu tive uma reunião com o secretário Cipriano e haveremos de entrar com um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, é que beneficiará dezenas de municípios. A presença do SAMU, em muito ajuda a saúde. O paciente, muitas vezes, morre na viagem, no transporte inadequado em alguns casos, na demora em um socorro mais precioso. Não do acidente em si.
SIGLA PARTIDÁRIA
O deputado ainda foi questionado sobre o partido em que seguirá ou se há a possibilidade de mudança da sigla:
"Realmente foi convidado para adentrar no MDB, assim como fui convidado por outros partidos. Hoje, ainda estou no AVANTE. O convite de Garibaldi Alves, uma referência que em muito me honra, mas tenho o dever de respeitar as regras. Não vejo motivos, no momento, para essa mudança. O que pode ocorrer quando a janela partidária for aberta. Estou muito chateado com um fato envolvendo o diretório do AVANTE em Mossoró, mas nada que nã possa ser sanado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.