RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

GOVERNO FEDERAL COMEÇARÁ A FAZER O QUE RN PREFERIU PRESERVAR. DEMITIR SERVIDORES ESTÁVEIS. DECISÃO É SOBRE FUNCIONÁRIOS DE ESTATAIS.

Uma decisão tomada no início de outubro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre demissões nos Correios abre caminho para o enxugamento nos quadros de pessoal nas empresas estatais, avalia o Ministério do Planejamento.
O governo já prepara um ofício para informar às companhias quais serão as regras para a dispensa de funcionários. Na prática, a medida deve ser um primeiro passo na direção de uma maior flexibilidade para a gestão da folha nessas empresas, muitas delas em dificuldades financeiras.
O STF definiu que os Correios precisam apresentar motivação caso a empresa queira demitir funcionários, sem estender a exigência para as demais estatais.
Antes, todas as estatais precisavam fundamentar a decisão, o que foi questionado junto à corte.
Mesmo com cortes recentes em pessoal, as estatais federais empregavam 505,2 mil no segundo trimestre de 2018. Desse contingente, 105,5 mil estavam alocados nos Correios. Outros 77,7 mil eram funcionários de empresas que dependem dos recursos do Tesouro para sobreviver (pois não geram receitas suficientes para bancar suas despesas operacionais, inclusive salários).

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.