Era o ano de 2017, quando a Escola Estadual de Ensino Médio 7 de Novembro, da cidade de Alexandria, no Oeste potiguar, foi selecionada para desenvolver o Projeto Jovem de Futuro. Um programa que é uma iniciativa do Instituto Unibanco. A instituição bancária, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do rio Grande do Norte, propicia apoio técnico para qualificar a gestão do ensino médio.
Realizar capacitações e formações nas cidades agraciadas com essa parceria, formada por um dupla de educadores devidamente especializamos.
Na escola 7 de Novembro, o gestor é o professor José Pereira da Silva Neto, que tem como Especialista/Suporte Pedagógico, a educadora Silvia Fernandes, que são os responsáveis pela desenvoltura do projeto e trabalham na escola com toda uma equipe.
Propiciar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como foco principal um "olhar humanizador" para os adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio, através de ações elaboradas pelo grupo gestor, com a participação da dupla gestora, professores, pais e representantes de alunos, que são desenvolvidas em sala de aula, é o principal foco do Projeto.
Assim desde agosto do ano passado, observa-se de forma mais criteriosa, com um olhar mais cuidadoso para o trabalho pedagógico, realizando ações como o momento de leitura em todas as turmas, monitoramento de matemática, projetos diversos, com o intuito de envolver cada vez mais os estudantes, fazendo-os protagonistas do seu aprendizado.
Com essas ações, percebeu-se que os resultados melhoraram gradativamente, já que no ano passado houve redução na reprovação e evasão.
E a "colheita" dos frutos de tanto empenho, veio de forma oficiosa, essa semana, como bem explica a professora Sílvia Fernandes:
"Tudo o que é realizado na escola é inserido no Sistema do Programa Jovem de Futuro, que analisa todos os dados. Teremos no dia 11/12 a avaliação do Programa em São Paulo e fomos selecionados para participar desta avaliação. Entre todos os coordenadores do Programa nas escolas estaduais do RN, fui escolhida pela coordenação da SEEC e do Instituto Unibanco. Segundo eles, pela dedicação e melhoria dos resultados da nossa escola.
Esse reconhecimento é dedicado a todos que fazem a Escola Estadual 7 de Novembro, pela co-responsabilização e dedicação ao trabalho pedagógico realizado. Estamos caminhando sempre em busca da excelência, e os resultados mostram que com o trabalho coletivo, isso é possível.
Em relação à escolha da minha pessoa para representar todos os coordenadores do Programa, no evento de avaliação, posso dizer que estou muito feliz. Saliento que tudo isso acontece porque tenho ao meu lado pessoas muito especiais: minha família, meus colegas de trabalho e meus jovens estudantes do Ensino Médio que acreditam em mim.
Por fim, levo sempre comigo a certeza de que preciso fazer tudo muito bem feito, com zelo, principalmente porque sou mãe, e preciso dar exemplos para meus filhos. No meu trabalho convivo com pessoas que precisam ser muito bem cuidadas", afirmou Sílvia Fernandes.
E essa conquista do ensino público de Alexandria, em especial, aos educadores da Escola Estadual 7 de Novembro, reservando-se a citar o preponderante papel da dupla de educadores, nessa vitória. Nesse reconhecimento.
E não tenham dúvidas que em muito breve, outras vitórias virão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.