RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 16 de outubro de 2018

GRUPO DE MULHERES ART' BARRO É REFERÊNCIA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO.

O município de Brejinho, no sertão pernambucano, cidade conhecida por ser "a mãe" do Rio Pajeú, é sede de um projeto que merece aplausos de pé. Falo do projeto desenvolvido por mulheres de baixa renda que na comunidade Tamboril, trás melhorias para suas associadas.
Em novembro de 2007, um grupo de senhora, em um total de oito, criaram o "Art's Barro". O objetivo era propiciar um acréscimo na já pequena renda familiar. O valor adquirido com a venda das peças confeccionadas no projeto, é dividido entre as integrantes, proporcional ao trabalho executado por cada uma.
A ideia partiu de Dona Janete Rodrigues da Costa, que juntamente com suas amigas, Maria do Desterro Alves da Silva, "Desterro"; Jucineide Lopes Araújo, "Moça"; Maria Madalena Lopes de Araújo, "Preta"; Maria Aparecida Gomes Bezerra, "Cida"; Jucileide Lopes Araújo Barro, "Leda" e Josileide Lopes Araújo, "Neném", além de Neide (já falecida) e Maria de Pedoca (desistente), fundaram o Art's Barro. Dona Janete vislumbrou na possibilidade, de gerar emprego e renda para as "arquitetas do barro". Antes de ser artesã, as integrantes são donas de casa, que como tal, alternam-se entre os afazeres domésticos e uma atividade que traga retorno financeiro.
O processo é trabalhoso, extremamente minucioso, apesar de lidar com material de grossa aparência. Requer total atenção, para que as peças cheguem a leveza que apresentam.  
Aparentemente se mostram ser lapidadas, muito parecida com uma espécie de porcelana amarelada. Os mesmos desavisados, imaginam ser uma variante de porcelana. Inclusive eu e minha equipe, demoramos muito para acreditam que a matéria prima utilizada era somente barro e pedra sabão.
Todo o processo inicia-se com o coleta do barro, naquela mesma localidade rural, após, a aquisição da pedra sabão, que é extraída na comunidade de Santo Aleixo, no município de Maturéia, na Paraíba.
Na associação, o triturador se encarrega de moer o barro e principalmente a pedra sabão, que ganha a aparência de um pó assemelhado a cimento.
A mistura dar-se com 75% de barro, acrescida de 25% de pedra sabão, que após três dias de repouso, para "dar a liga" ou "curtir", como bem nos explicou a presidente "Desterro".
Toda a confecção das peças é inteiramente manual, frisou a presidente, que, após moldada vai para um forno ser queimada.
Para se ter uma ideia, apesar das peças mais finas, digamos assim, o pote é o objeto mais trabalhoso. Para que possamos imaginar e até entender, um pote com a qualidade Art's Barro, leva cerca de 22 dias para está pronta para ser entregue.
A Art's Barro já foi premiada por duas vezes, na maior feira de artesanato da América Latina, a conhecida FENEARTE, que tem o Centro de Convenções de Pernambuco como palco. 
Lá, reúne-se os maiores artesãos da região e ver-se as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo.
Recomendo que transitando na PE 263, que corta o município de Brejinho, com destino a São José do Egito ou propriamente o sertão pernambucano, não deixe de visitar a Art's Barro. Uma viagem aos antepassados, com a dosagem certa da preciosidade das mãos das mulheres que são verdadeiras mestres na arte de moldar o barro e criar peças incríveis.
Que os senhores vereadores de |Brejinho, assim como o poder executivo, por meio da prefeita Tânia Maria dos Santos, possa propiciar, sempre, melhores condições das mulheres artistas do barro, difundirem suas obras em outros municípios e estados do Brasil.
Que outorgue, caso não o tenham feito, ainda, por meio de Moção de Reconhecimento, como entidade de cunho social e agregação de pessoas que buscam melhores dias para cada uma destas brilhantes guerreiras brejinhenses.
Inclusive, o projeto Art's Barro será homenageado na 8ª edição do Prêmio DESTAQUES DA MÍDIA "LOGOS" que ocorrerá na AABB de Alexandria, no Oeste do Rio Grande do Norte, dia 24 de novembro de 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.