RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 28 de outubro de 2018

"ALGUÉM VOTOU NO MEU LUGAR ", DIZ ELEITOR EM SP. TRE COGITA FALHA DE MESÁRIO.

Ao tentar votar na manhã deste domingo (28), o bancário Leonardo Amaral, 35, se deparou com uma situação inusitada: o espaço onde deveria assinar já estava preenchido, e o comprovante de votação já havia sido destacado, diz.
"Primeiro, a mesária falou que estava sem o comprovante. Olhou bem, conferiu se não estava em outra página. Pensei: 'o papelzinho é o de menos'. Então ela digitou o número do meu título de eleitor e apareceu que eu já havia votado", disse ao UOL.
"O seu título de eleitor já foi computado, para nós aparece aqui que você já votou", afirmou a mesária responsável, em um local de votação em Santo André (SP).
Os mesários, segundo o bancário, se entreolharam com cara de pouco entendimento. "O que pareceu ali é que eles se atrapalharam de alguma forma, e alguém acabou votando no meu lugar", relatou.
"Consultei um advogado e, no mínimo, eles têm que colocar isso na ata da seção. Também li em uma matéria que eu poderia votar no lugar da pessoa que votou com o meu nome", afirmou.
Ao UOL, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo afirma que não é permitida essa espécie de compensação. Para o TRE, seria corrigir um possível erro acidental com um "erro proposital". "Infelizmente ele não vai poder votar", afirma Marina Campos, do TRE-SP.
O órgão diz que, no processo eleitoral, há possibilidade de falha humana, já que boa parte dos trâmites burocráticos que envolvem a votação são manuais. "É por isso que estamos implementando a biometria, para evitar esses erros. Quando a pessoa vai lá, coloca a digital e não bate, o mesário vai ver que tem algo errado", diz.
"A gente lamenta muito, são casos esporádicos, mas pode acontecer", afirma Campos.
Amaral disse à reportagem que quer investigação. "Quero registrar tudo, que fui impedido de votar e tudo mais. Não sei se vão me dar a opção de votar no lugar de alguém, mas já conversei com o advogado que quero entrar com um processo na Justiça Eleitoral para impugnar essa urna", diz o bancário.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Alex Tajra e Bruno Aragaki/UOL
Foto: Adriana Toffetti/Press/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.