RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 2 de maio de 2016

VONTADE DE FAZER MAIS PELA ESCOLA PÚBLICA.

Lá se vão mais de 26 anos que ingressei na rede estadual. Tenho orgulho de dizer que desde sempre finquei os dois pés na escola pública: por muitos anos fui professora dos anos iniciais e por tantos outros assumi coordenação pedagógica.
Nos primeiros cinco anos possuía apenas o cerificado do curso profissionalizante de “Magistério”, nível médio. Costumo dizer que aprendi a ser professora na labuta. Foi, justamente, pisando no chão da escola pública que cursei a licenciatura plena para o magistério dos anos iniciais, depois pós-graduação em Psicopedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação.
As minhas conquistas profissionais, verdadeiramente, não foram poucas. Alcancei quase tudo que almejei, restando saber que todas as crianças e jovens tiveram sucesso acadêmico. Uma frustração, talvez a maior!
Hoje resolvi utilizar este precioso espaço semanal para falar da minha mais recente escolha profissional: assumir a titularidade da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, atendendo ao convite direto do Governador Robinson Faria.
Relutei, é verdade, afinal de contas o “frio na barriga” seria inevitável. Pensei: “Será que é razoável me afastar de todos os meus compromissos para enfrentar a complexidade de uma secretaria gigantesca? Ora, estou envolvida com importantes projetos, através do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), integro a assessoria técnica da Comissão de Educação Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal e coordeno o Esquina do Conhecimento, projeto político-pedagógico da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, tudo em andamento, num fazer próximo da tranquilidade.”
A vontade de fazer mais pela escola pública – nela estudei a vida toda – pesou bastante e resolvi enfrentar todos os receios. O meu desejo, de verdade, é fazer uma gestão com os servidores da Educação, com os estudantes e suas famílias.
Urge que se pense um pouco mais naqueles que necessitam de uma escola que funcione com regularidade e excelência, que responda às suas necessidades de aprendizagens. Ainda não sei se este é um horizonte próximo ou distante, mas estou certa de que a escola pública precisa ser acarinhada por toda sociedade para que se torne forte e vigorosa.
*Professora, especialista em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Educação. Nomeada Secretária de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. É articulista de temas relativos à Educação e no ano de 2014 passou a publicar, também, minicontos de amor, crônicas e poemas que são tentativas de incursão pelo universo do texto literário.

Fonte: Cláudia Santa Rosa/Marcelo Abdon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.