O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Dias Toffoli, afirmou nesta terça-feira (29) que a disputa para Presidência da República tem ocorrido de forma "tranquila" neste ano, com poucos casos de processos judiciais questionando ações de campanha eleitoral.
Segundo o ministro, o número de representações apresentadas à Justiça Eleitoral até o momento é menor do que o registrado na eleição de 2010, quando foram apresentadas 68 ações no mesmo período.
"[Em 2014] foram apresentadas apenas 46 representações, não é um número significativo tende em vista que já são sete meses neste ano", declarou o magistrado.
Para Toffoli, o número tende a crescer quando a campanha na TV e no rádio começar, no próximo dia 19 de agosto.
O número mostra que a campanha para presidente tem se dado dentro de parâmetros institucionais, de acordo com o ministro. Mas Toffoli admite que nas disputas estaduais, julgadas pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), há mais casos de judicialização de campanha.
O ministro também destacou que a Lei da Ficha Limpa contribuiu para que a campanha eleitoral ocorresse de "maneira adequada".
"O reflexo da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições mostra que os partidos evitaram ou fizeram um filtro maior no lançamento de candidatos", comentou.
Fonte: Bruna Borges/http://eleicoes.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.